01 Abordagem Educacional: Agente Facilitador (Paradigma Educacional)
♦ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações Adicionaispágina 2
◊ PARDINI. L.C. Abordagem Educacional: Agente Facilitador (Paradigma Educacional). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 2, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181.
Abordagem Educacional atuação do docente (“ser ou estar“) como Agente Facilitador função e atuação Centrípeta ou Centrífuga?
Paradigma Educacional educador catalisando a atenção do Educando (Aprendiz) a semelhança da “‘Força Centrípeta” para as descobertas visando para o centro da trajetória do aprendizado cultivando o desejo constante para ações do “buscar” (“curiosidade”), e do certificar (“Ensinar com Pesquisa”) aliando a “Empatia” (Pesquisa com Atividade de Extensão.
Processo de Aprendizagem embasado em Metodolgias Pedagógicas que liberte o Educando para reflexões críticas.
Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional.
Processo de Aprendizagem Projeto Político Pedagógico (PPP) nas formações acadêmicas e profissionais do Educando (Cirurgião – Dentista) com auxílio das ferramentas educacionais inovadoras (Multimeios Educativos Interativos Virtuais – MEVI) consolida o Aprendizado Motivador [1,2,3,4,5] com destaque Abordagem Articular está associada com Ação Educacional apoiada pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) com base em informações educacionais amplamente relatado por análise das práticas docentes de professores universitários [4] estabelecidos por educadores.
Abordagem Articular (Ação Educacional) deve estar inserida no Projeto Político Pedagógico (Área da Saúde: Odontologia) no contexto educacional com ações atualizadas e modernizadoras (Cultura Digital).Ação Educacional caminha “lado a lado” em ampla e constante sintonia com metas educacionais e interações com o Ensino e o Aprendizado na obtenção de resultados sinalizados na proposta do Programa Educacional com destaque para: “Desafios dos Métodos e das Técnicas na Educação Superior”
- Ensino a Distância (EaD), Ensino Presencial (EP), Ensino Híbrido / Ensino Semipresencial (ESp), Ensinar co Pesquisa, Ensinar com Projeto.
- Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos)
- Mídias Digitais
- Seminário, Simpósio, Palestra, Debate, .
- Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação),
- Portfólio Online
- Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
- Atualização, Aprimoramento
- Jogos Educativos
Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional na área da Saúde (Odontologia). Cumpre enfatizar que o Coaching Educacional em Odontologia orienta a Docência com foco no Educador estimulando o Aprendizado (Técnicas de Ensino) com a correta Motivação Educacional com foco nas Diretrizes Educacionais [MEC] e nas Doenças [WHO].
◊ Fórum de Discussão (Tema: Pesquisa Significativa) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG. Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini.
Recebido 2/1/2011 – Parecerista 2/1/2011 – Reformulado 3/1/2011 – Publicado 2/1/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia