Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

05 Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista / Docência): Atuação no Século XXI

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema:  Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

Hugo Ricardo Rosin E-mail Currículo Lattes                – 
 


Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Outubro 2018 / página 3

ROSAIN, M.R. Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista / Docência): Atuação no Século XXI. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 3, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


Desde a realização do Curso de Graduação (1998 – 2001), na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP / USP) admirava as atividades (Teóricas

Fui incentivado para realizar estudo sistêmico na busca de meus ideais.

As ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras nas Abordagens Midiáticas, com a participação no desenvolvimento e participação nas Plataformas Virtuais Interativas (PVI) PODAELaciro como Pesquisador Voluntário (Linhas de Pesquisas) sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.

Em 2017 no Programa de Odontopediatria, realizei atividades pedagógicas no Mestrado com destaque para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) estabelecido pela Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG),  regulamenta em 10/5/2005, pela  Portaria GR 3588) objetivando ampliar e aprimorar as ações educacionais na Formação Acadêmica (Ensino, Pesquisa e Extensão).

Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista / Docência) com foco no  Século XXI (Avanços Científicos  e Tecnológicos) deve  despertar e estimular as ações educacionais e comportamentais: Habilidade, Atitudes e Competências para o aprimoramento do Educando (Futuro Profissional) em conformidade as orientações estabelecidas na Literatura e as Normas e Diretrizes estabelecidas no Brasil [1,2,3,4,5].

Neste século XXI os processos comportamentais do Educando na área da Saúde (Odontologia) contribui para a Formação Profissional (Perfil do Profissional: Cirurgião – Dentista) formado no Século XXI (Inovações Tecnológicas em Imagenologia). Portanto há necessidade de constante atualização, principalmente nos “Métodos Avançados da Imagenologia“com destaque para o “Diagnóstico por Imagem” (3D).


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081 de 24/08/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 3/5/2011 – Parecerista 4/5/2011 – Reformulado 4/5/2011 – Publicado 5/5/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia