Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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01 PODAE / CNpQ: Diretório de Grupo – Pesquisas Significativas- Março 2011 – 2017

Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações Adicionais


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PARDINI, L.C. PODAE / CNpQ: Diretório de Grupo – Pesquisas Significativas- Março 2011 – 2017. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Série P): página 1, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181.


PODAE (Diretório de Grupo) participa e contribui com a Pesquisa Brasileira na área da Saúde (Odontologia).Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpQ) fomenta e estimula a inserção em Plataforma Lattes (Currículo Lattes – Pesquisador: AtualizarBuscarCadastrar) e a construção de Grupos de Pesquisa (Buscar Grupos). Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador. Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior (BRASIL, e-Proinfo).

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4]. Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP).

Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).  xx. [1,2,3,4,5] com destaque Abordagem Articular está associada com Ação Educacional apoiada pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) com base em informações educacionais amplamente relatado por análise das práticas docentes de professores universitários [4] estabelecidos por educadores.

Abordagem Articular (Ação Educacional) deve estar inserida no Projeto Político Pedagógico (Área da Saúde: Odontologia) no contexto educacional com ações atualizadas e modernizadoras (Cultura Digital).Ação Educacional caminha “lado a lado” em ampla e constante sintonia com metas educacionais e interações com o Ensino e o Aprendizado na obtenção de resultados sinalizados na proposta do Programa Educacional com destaque para: “Desafios dos Métodos e das Técnicas na Educação Superior

  • Pesquisa Ensino
  •  Ensinar co Pesquisa,
  • Ensinar com Projeto.
  • Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos)
  • Seminário, Simpósio, Palestra, Debate, .
  • Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação),
  • Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
  • Atualização, Aprimoramento

 

Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional na área da Saúde (Odontologia). Cumpre enfatizar que o Coaching Educacional em Odontologia orienta a Docência com foco no Educador estimulando o Aprendizado (Técnicas de Ensino) com a correta Motivação Educacional com foco nas Diretrizes Educacionais [MEC] e nas Doenças [WHO].


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União – Seção 1 – 23/12/1996, p: 27833. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081. 24/8/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/8/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI.L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Fórum de Discussão (Tema: Pesquisa Significativa) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG. Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini.


Recebido 2/1/2011 – Parecerista 2/1/2011 – Publicado 2/1/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia