01 PODAE / CNpQ: Diretório de Grupo – Pesquisas Significativas- Março 2011 – 2017
♦ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações Adicionaispágina 1
◊ PARDINI, L.C. PODAE / CNpQ: Diretório de Grupo – Pesquisas Significativas- Março 2011 – 2017. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Série P): página 1, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181.
PODAE (Diretório de Grupo) participa e contribui com a Pesquisa Brasileira na área da Saúde (Odontologia).Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpQ) fomenta e estimula a inserção em Plataforma Lattes (Currículo Lattes – Pesquisador: Atualizar / Buscar / Cadastrar) e a construção de Grupos de Pesquisa (Buscar Grupos). Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador. Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior (BRASIL, e-Proinfo).
Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4]. Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“). xx. [1,2,3,4,5] com destaque Abordagem Articular está associada com Ação Educacional apoiada pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) com base em informações educacionais amplamente relatado por análise das práticas docentes de professores universitários [4] estabelecidos por educadores.
Abordagem Articular (Ação Educacional) deve estar inserida no Projeto Político Pedagógico (Área da Saúde: Odontologia) no contexto educacional com ações atualizadas e modernizadoras (Cultura Digital).Ação Educacional caminha “lado a lado” em ampla e constante sintonia com metas educacionais e interações com o Ensino e o Aprendizado na obtenção de resultados sinalizados na proposta do Programa Educacional com destaque para: “Desafios dos Métodos e das Técnicas na Educação Superior”
- Pesquisa Ensino
- Ensinar co Pesquisa,
- Ensinar com Projeto.
- Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos)
- Seminário, Simpósio, Palestra, Debate, .
- Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação),
- Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
- Atualização, Aprimoramento
Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional na área da Saúde (Odontologia). Cumpre enfatizar que o Coaching Educacional em Odontologia orienta a Docência com foco no Educador estimulando o Aprendizado (Técnicas de Ensino) com a correta Motivação Educacional com foco nas Diretrizes Educacionais [MEC] e nas Doenças [WHO].
◊ Fórum de Discussão (Tema: Pesquisa Significativa) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG. Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini.
Recebido 2/1/2011 – Parecerista 2/1/2011 – Publicado 2/1/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia