Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

06 Perfil Profissional (Ambiente Virtual): Apoio à Graduação e Pós-Graduação (e-Disciplinas )

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

♦ Maria da Glória Chiarello de Mattos – E-mail – Currículo Lattes – Informações Adicionais
 Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes  – Informações Adicionais


Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Outubro 2018 / página 6

MATTOS, M.G.; PARDINI.L.C. Perfil Profissional (Ambiente Virtual): Apoio à Graduação e Pós-Graduação (e-Disciplinas.  Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 6, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


Perfil  Profissional de Apoio à Graduação e Pós-graduação (edisciplinas.usp.br) contribui para a formação do Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista) no Século XXI em harmonia com Diretrizes e Bases da Educação Nacional [1] e as condutas que Regula o Exercício da Odontologia [2] com apoio das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia [3].

Perfil Profissional (Ambiente Virtual) com apoio à Graduação e Pós-Graduação deve estar aliado as ações que conduzam para a formação no Ensino Superior.

Ambiente Virtual ferramenta interativa de ações pedagógicas de Ensino e de Aprendizado que conduzem para formação das habilidades, competências e atitudes do educando (aprendiz): Futuro profissional da Saúde.

Neste século XXI os processos comportamentais do Educando na área da Saúde (Odontologia) contribui para a Formação Profissional (Perfil do Profissional: Cirurgião – Dentista) formado no Século XXI (Inovações Tecnológicas).

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) destina-se exclusivamente aos Educandos (Alunos de Pós-Graduação) matriculados nos

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP) objetiva aprimorar a formação acadêmica do Pós-graduando (Mestrado e Doutorado) com apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) com as ferramentas pedagógicas para atuarem em atividades didáticas, no Ensino Superior (Curso de Graduação).


REFERÊNCIAS
1. TABA, M.Jr; NOVAES, A.B.Jr.; SOUZA, S.L.S.; GRISI, M.F.M.; PALIOTO, D.B.; PARDINI, L.C. Radiographic Evaluation of Dental Implants with Different Surface Treatments: An Experimental Study in Dogs. Implant Dentistry: 12(3):252-258, 2000. [LINK]
2. FUJIWARA, C.A; MAGRO FILHO, O.; OLIVEIRA, N.T.C.; QUEIROZ, T.P.; ABLA, M.S.; PARDINI, L.C. Assessment of the interface between implant and abutments of five systems by scanning electronic microscopy. Journal of Osseointegration, 2(1):60-66, Aug, 2009. [LINK].
3. MESTRINER, S.F.; PARDINI, L.C.; MESTRINER, W.Jr. Impact of the bitewing radiography exam inclusion on the prevalence of dental caries in 12-year-old students in the city of Franca, São Paulo, Brazil. J. Appl. Oral Sci. 14(3):167-171.2006. [LINK].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].



Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.


Recebido 9/03/2018 – Parecerista 15/03/2018 – Reformulado 23/03/2018 – Publicado 02/04/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia