07 Perfil Profissional (Biologia Oral): Base Educacional para Aplicações Clínicas
Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)
♦ Fabio Santos Bottacin – E-mail – Currículo Lattes – Informações Adicionais
Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 / página 7
◊ BOTTACIN, F.S. Perfil Profissional (Biologia Oral): Base Educacional para Aplicações Clínicas. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 7, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181
Sistema Estomatognático ou Aparelho Estomatognático (AE/SE) é caracterizado pelo conjunto de estruturas bucais inter-relacionados que desenvolvem funções específicas. O Sistema Estomatognático compreende face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. No Sistema Estomatognático atua o Cirurgião-Dentista (Curso de Odontologia FORP / USP supervisionado pelo Ministério da Educação (MEC – Diretrizes Curriculares) e o Conselho Federal de Odontologia (CFO) que orienta as ações educacionais das especialidades odontológicas (CFO/Especialidades).
Biologia Oral dedica-se e estuda fenômenos biológicos da “Cavidade Oral” (Cavidade Bucal) contribuindo com a manutenção da Saúde Bucal, esclarece inúmeras enfermidades bucais [5] com destaque para cárie dentária, doença periodontal, reabsorção e neoformação óssea aliada às descobertas científicas aplicadas (ensino e aprendizado), sendo a Base Educacional dos conhecimentos nas atividades clínicas (atendimento do paciente). Portanto, é fundamental à formação profissional do educando (aluno / aprendiz) os ensinamentos nos primeiros anos do Curso de Graduação (Grade Acadêmica) nos conteúdos programáticos estabelecidos no Projeto Político Pedagógico da Instituição.
O estudante (educando) amplia sua formação acadêmica (anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, imunologia e microbiologia), sendo que esses tópicos podem ser incluídos em uma única disciplina (Disciplina de Biologia Oral) com ações educacionais promovidas pela Associação Americana de Biologia Oral (AAOB) e Associação de Educação Dental na Europa (ADEE). Em 1984, AAOB definiu Biologia Oral:”a área do conhecimento que lida com a estrutura, desenvolvimento e função dos tecidos orais, as suas interligações, e os seus relação a outros sistemas de órgãos, tanto na saúde e na doença“. Estas entidades (AAOB e ADEE) depois de várias experiências educacionais concluíram que as equipes responsáveis pelo ensino e pesquisa em Biologia Oral deveria ser composta por especialista, mestre ou doutor em Odontologia com titulação em ciências básicas com formação acadêmica (Cirurgião-Dentista), pois estes conhecimentos técnicos e científicos específicos (Odontologia) contribuiriam em fornecer as correlações entre os aspectos biológicos e os e seus procedimentos clínicos.
Cumpre salientar que quando os conteúdos programáticos (inter-disciplinar) são ministrados com abordagem educacional significativa pode ser facilmente reconhecida a contribuição efetiva em Odontologia (FORP): Graduação e Programa de Pós – Graduação (Biologia Oral).
Portanto o profissional com os conhecimentos em Biologia Oral (Biologia Odontológica) seguramente trará enormes benefícios para pacientes aliado as atualizações como instrumento pedagógicos para despertar e incentivar a Educação Transformadora [1,2,3,4,5].
◊ Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).
Recebido 9/03/2018 – Parecerista 15/03/2018 – Reformulado 23/03/2018 – Publicado 02/04/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia