Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

07 Perfil Profissional (Biologia Oral): Base Educacional para Aplicações Clínicas

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

♦ Fabio Santos Bottacin  E-mail – Currículo Lattes Informações Adicionais



Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 /  página 7

BOTTACIN, F.S. Perfil Profissional (Biologia Oral): Base Educacional para Aplicações Clínicas. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 7, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


Sistema Estomatognático ou Aparelho Estomatognático (AE/SE) é caracterizado pelo conjunto de estruturas bucais inter-relacionados que desenvolvem funções específicas. O Sistema Estomatognático compreende face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. No Sistema Estomatognático atua o Cirurgião-Dentista (Curso de Odontologia FORP / USP supervisionado pelo Ministério da Educação (MECDiretrizes Curriculares) e o Conselho Federal  de Odontologia (CFO) que orienta as ações educacionais das especialidades odontológicas (CFO/Especialidades).

Biologia Oral dedica-se e estuda fenômenos biológicos da “Cavidade Oral” (Cavidade Bucal) contribuindo com a manutenção da Saúde Bucal, esclarece inúmeras enfermidades bucais [5]  com destaque para cárie dentária, doença periodontal, reabsorção e neoformação óssea aliada às descobertas científicas aplicadas (ensino e aprendizado), sendo a Base Educacional dos conhecimentos nas atividades clínicas (atendimento do paciente). Portanto, é fundamental à formação profissional do educando (aluno / aprendiz) os ensinamentos nos primeiros anos do Curso de Graduação (Grade Acadêmica) nos conteúdos programáticos estabelecidos no Projeto Político Pedagógico da Instituição.

O estudante (educando) amplia sua formação acadêmica (anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, imunologia e microbiologia), sendo que esses tópicos podem ser incluídos em uma única disciplina (Disciplina de Biologia  Oral) com ações educacionais promovidas pela Associação Americana de Biologia Oral (AAOB) e Associação de Educação Dental na Europa (ADEE). Em 1984, AAOB definiu Biologia Oral:”a área do conhecimento que lida com a estrutura, desenvolvimento e função dos tecidos orais, as suas interligações, e os seus relação a outros sistemas de órgãos, tanto na saúde e na doença“. Estas entidades (AAOB e ADEE) depois de várias experiências educacionais concluíram que as equipes responsáveis pelo ensino e pesquisa em Biologia Oral deveria ser composta por  especialista,  mestre ou doutor em Odontologia com titulação em ciências básicas com formação acadêmica (Cirurgião-Dentista), pois estes conhecimentos técnicos e científicos específicos (Odontologia) contribuiriam em fornecer as correlações entre os aspectos biológicos e os e seus procedimentos clínicos.

Cumpre salientar que quando os conteúdos programáticos (inter-disciplinar) são ministrados com abordagem educacional significativa pode ser facilmente reconhecida a contribuição efetiva em Odontologia (FORP):  Graduação e Programa de Pós – Graduação (Biologia Oral).

Portanto o profissional com os conhecimentos em Biologia Oral (Biologia Odontológica) seguramente trará enormes benefícios para pacientes aliado as atualizações como instrumento pedagógicos para despertar e incentivar a Educação Transformadora [1,2,3,4,5].


REFERÊNCIAS
1. TABA, M.Jr; NOVAES, A.B.Jr.; SOUZA, S.L.S.; GRISI, M.F.M.; PALIOTO, D.B.; PARDINI, L.C. Radiographic Evaluation of Dental Implants with Different Surface Treatments: An Experimental Study in Dogs. Implant Dentistry: 12(3):252-258, 2000. [LINK]
2. FUJIWARA, C.A; MAGRO FILHO, O.; OLIVEIRA, N.T.C.; QUEIROZ, T.P.; ABLA, M.S.; PARDINI, L.C. Assessment of the interface between implant and abutments of five systems by scanning electronic microscopy. Journal of Osseointegration, 2(1):60-66, Aug, 2009. [LINK].
3. MESTRINER, S.F.; PARDINI, L.C.; MESTRINER, W.Jr. Impact of the bitewing radiography exam inclusion on the prevalence of dental caries in 12-year-old students in the city of Franca, São Paulo, Brazil. J. Appl. Oral Sci. 14(3):167-171.2006. [LINK].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina  (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 9/03/2018 – Parecerista 15/03/2018 – Reformulado 23/03/2018 – Publicado 02/04/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia