Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

08 Perfil Profissional (Buco-Maxilo-Facial): Prática Clínica Compartilhada (Educador / Educando)

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

Soraya da Silva Oliveira  E-mail – Currículo Lattes –



Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 /  página 8

OLIVEIRA, S.S. Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista / Docência): Atuação no Século XXI. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 8, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


Durante minha formação acadêmica, Curso de Odontologia, despertou-me interesse a atuação profissional na área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e desenvolveu -me uma enorme paixão pelas atividades de cirurgias. Na Graduação, com foco na Aprendizagem, deparei-me com algumas dificuldades inerentes aos conhecimentos (Técnicos e Científicos) e realização da “Prática Clínica” [1]. Fato que pode ocorrer, porém não constante, é que durante a Formação Acadêmica do aluno, o professor limita ou restringe as atuações dos graduandos em atividades clínicas (talvez preocupado com os procedimentos cirúrgicos e a complexidade de cada caso), porém não explica ou argumenta os motivos reais deste proceder, ficando na mente dos alunos as possíveis perguntas e as dúvidas: O professor não tem o interesse em transmitir os conhecimentos que possui? Portanto, a não explicação e argumentação com os alunos no momento do Planejamento e no ato da Intervenção Cirúrgica podem semear dificuldades no Processo Educacional. É fundamental, no Processo Ensino e Aprendizado, efetiva atuação do Educador seja de orientador e de condutor da instrução prática quando o aluno (aprendiz) realiza os procedimentos clínicos e está com dificuldade e pode comprometer o seu desempenho e rendimento educacional (mesmo sabendo todos os conhecimentos teóricos), pois em Odontologia só há melhoria e fundamentação com a Prática Clínica Compartilhada (Educador / Educando). Sabendo destas dificuldades, como profissional e educadora, agrego conhecimentos facilitadores para o desenvolvimento do graduando. Oriento de forma a incentivar a busca pelo conhecimento por meio da Leitura Científica e Discussão de Casos Clínicos, além de Planejamento Cirúrgico (Descrever as Etapas Cirúrgicas) antecedendo a Execução dos Procedimentos, de forma a sanar as dúvidas que ainda estiverem presentes (Debate Clínico – Fórum de Discussão). Outra forma de auxiliar no Aprendizado é monitorar e supervisionar o aluno quando realiza os procedimentos até sua finalização, intervindo o menos possível, desde que não comprometa o bem estar físico do paciente. O elogio sincero para o aluno estimula o aprendizado. Na pratica clínica o acolhimento e a anamnese (Prontuário Odontológico) minucioso do paciente deve sempre ser priorizado, uma vez que intercorrências clínicas podem ser evitadas ao se conhecer o estado de saúde de cada paciente, além de minimizar os níveis de ansiedade apresentados por eles, reduzindo assim o risco de síncopes e redução da necessidade do uso de sedativos [2]. Cumpre enfatizar que o Atendimento Odontológico deve ser individualizado e pormenorizado, onde cada paciente possui “História de Vida” e “História Clínica”, com necessidades e dificuldades diferentes. Como profissional da área da saúde (Buco-Maxilo-Facial) espero que cada aluno (futuro profissional), sob minha orientação, seja capaz de “enxergar o paciente como um ser vivo”, e não somente com “um dente a ser restaurado ou extraído”[1,2].


REFERÊNCIAS
1. 1. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3. [LINK]
2. OLIVEIRA, S.S.;FERREIRA JUNIOR, L.H.;ROCHA,F.S. Protocolo de medicação em cirurgias na implantodontia. In: Atmed Panamericana (SECAD). (Org.). Pro-Odonto Implante e Perio: Programa de Atualização em Implantodontia e Periodontia. 1ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2016, v. 2, p. 9-33.


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina  (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 21/04/2018 – Parecerista 22/04/2018 – Reformulado 22/04/2018 – Publicado 6/05/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia