Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

10 Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista): Foco Humanista

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

◊ Isabela Ribeiro Madalena E-mailCurrículo Lattes



Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 /  página 10

MADALENA, I.R.. Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista): Foco Humanista. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 10, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


 Conforme descrito por décadas, o ato de ensinar continua compreendendo objetivos de preparar o aprendiz para o futuro viabilizando a evolução de suas habilidades, bem como, os conhecimentos sobre o mundo e principalmente sobre a si próprio. Esta temática se exalta quando associada a contemporaneidade, que adiciona às habilidades também a missão de conduzir o aprendiz à sua alto-atualização.

E assim, constantemente surgem perguntas peculiares: Será que o aluno de ensino superior especificamente, consegue aplicar todos os conteúdos programáticos ministrados nas diversas situações e condições do cotidiano? Será que o educador prepara adequadamente o futuro profissional para as inúmeras realidades ao qual será inserido após conclusão de curso e introdução ao mercado de trabalho?

Por certo e coerente com a evolução tecnológica rotineira, espera-se que o aprendiz saiba se orientar quanto a estas situações e tenham a liberdade e segurança de aplicar todo o conteúdo ministrado às situações cotidianas, destacando os bônus e ônus da profissão, movidos adicionalmente pela flexibilidade, curiosidade, consciência e discernimento de se adequarem à realidade do contexto que está sendo inserido.

Junto a isso, espero que estes alunos/ aprendizes possam desenvolver uma odontologia memorando a qualquer modo as diretrizes envolvidas na ética profissional, conforme juramento realizado no momento de colação de grau. Lembrando os sempre do companheirismo e respeito aos colegas de diversas áreas e pacientes, para que assim, haja uma inclusão deste paciente como um todo, visando também a odontologia de cuidado integral.

Conjuntamente, é válido ressaltar e desenvolver o sentimento de humanidade, e acima de tudo, o posicionamento no lugar do outro, amando o próximo como a si mesmo. Tudo isso, apesar de essencial e básico, quando falamos de uma grande massa, pode passar despercebido, talvez pela vida mais agitada ou pela própria ganância, mas que se converte em um belo trabalho junto ao paciente, respeitando suas vontades, sentimentos, costumes, traumas e sonhos, evidenciado a individualidade e exaltando o que cada um tem de melhor.

Quando da realização do doutorado (“Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia” (PAE) lembro sempre do companheirismo e do respeito aos colegas das diversas áreas (Programa de Pós-Graduação) e a colaboração dos pacientes, para que assim, houvessem a cumplicidade de desenvolver relações fortes e duradouras, além de tratamentos com melhores resultados e atualização profissional. [1,2,3]


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3.  [LINK]
2. MADALENA, I.R.; CALVO, A.F.; PARISOTTO, T. M.; GIMENEZ, T.; IMPARATO, J.C.P.  Reconstrução coronária do segundo molar decíduo com auxílio de banda ortodôntica: relato de caso. In: José Luiz Cintra Junqueira, Marcelo Henrique Napimoga. (Org.). Ciência e Odontologia: casos clínicos baseados em evidências científicas. 1ed.Campinas: Mundi Brasil, 2016, v. 2, p. 821-825. 2016.
3. MADALENA, I.R.; CARNEIRO, S.V.; OSORIO, S.R.G.; SILVA, R.S.B.; GIMENEZ, T.; PINHEIRO, S.L.; IMPARATO, J.C.P. Assessment of extruded debris in primary molars comparing manual and reciprocating.Pesq Bras Odontoped Clin Integr, 17(1):1-7, 2017. [LINK]


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina  (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 21/04/2018  Parecerista 22/04/2018 Reformulado 22/04/2018 Publicado 26/04/2018 Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia