Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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11 Perfil Profissional (Endodontia): Ações Pedagógicas

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

♦ Paulo André Yamin – [E-mail Currículo Lattes – FAPESP



Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 /  página 11

YAMIN, P.A.  Profissional (Endodontia): Ações Pedagógicas. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 11, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


Conselho Federal de Odontologia (Brasil –  CFO) orienta e sinaliza para o Conteúdos Programa do Curso de Odontologia estabelecendo atuações profdissionais.  No Brasil, o Ministério da Educação (Cadastro e-Mec) realiza as ações nas  Instituições e Cursos de Educação Superior mediante a  base de dados oficial e única de informações relativas às Instituições de Educação Superior (IES). Ministério da Educação (e-Mec) – IES) Cursos de Graduação do Sistema Federal de Ensino. Os dados do Cadastro devem estar  conformidade com os atos autorizativos das instituições e cursos de educação superior, editados com base nos processos regulatórios competentes. (Portaria MEC nº 40/2007) com avaliações periódicas (Site do MEC / emec-Avaliador).O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) contribui para a qualidade do Ensino

Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista): Endodontia (Conteúdo Programático) o Educador (Professor) deve estabelecer as ações pedagógicas um harmonia com a Proposta Político Pedagógica da Instituição (PPP). Perfil Profissional é estimulado com as Ações Pedagógicas  da “Arte de Educar” do Educador deve estar atento para os Eixos Pedagícos (Ensino, Pesquisa e Extensão) estabelecendo parcerias com os docente e pesquisadores (LaciroDiretório de GrupoPesquisadores)Perfil Profissional (Ações Pedagógicas) Nas instituições, Ensino Superior – Odontologia)  a Grade Curricular deve contemplar o “Perfil Profissional” (Cirurgião -Dentista), e dentre o elenco das  “Disciplinas” (Núcleo de Aprendizagem): Endodontia. Endodontia (Ações Pedagógicas) deve promover as Competência Educacionais (Qualidade do Ensino) promovendo as ações do Educando (Aluno – Aprendiz) motivando paras descobertas educacionais com métodos que estimulem atividades acadêmicas (Técnicas e Científicas): Ensino Baseado e Evidências (EBE) associado com o Ensino Baseado em Problema (PBL). Ações Pedagógicas deve incentiva a colaboração  entre os Educando (Equipe: Educação Participativa) fomentado a busca pelo conhecimento com a Literatura (Classificações das Doenças” (WHO10th Editon] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4]. A Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP).  


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei  5.081 – 24/08/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
4. PELOZO,L.L.; SILVA NETO, R.D.; CORONA,S.A.M.; PALMA-DIBB,R.G.; GABRIEL,A.E.S. Dentin pretreatment with Er:YAG laser and sodium ascorbate to improve the bond strength of glass fiber post. Lasers in Medical Science, p. 1-8, 2018. [LINK]
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


◊ Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina  (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 9/03/2018 – Parecerista 15/03/2018 – Reformulado 23/03/2018 – Publicado 02/04/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia