11 Perfil Profissional (Endodontia): Ações Pedagógicas
Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)
♦ Paulo André Yamin – [E-mail] – Currículo Lattes – FAPESP –
Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 / página 11
◊ YAMIN, P.A. Profissional (Endodontia): Ações Pedagógicas. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 11, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181
Conselho Federal de Odontologia (Brasil – CFO) orienta e sinaliza para o Conteúdos Programa do Curso de Odontologia estabelecendo atuações profdissionais. No Brasil, o Ministério da Educação (Cadastro e-Mec) realiza as ações nas Instituições e Cursos de Educação Superior mediante a base de dados oficial e única de informações relativas às Instituições de Educação Superior (IES). Ministério da Educação (e-Mec) – IES) Cursos de Graduação do Sistema Federal de Ensino. Os dados do Cadastro devem estar conformidade com os atos autorizativos das instituições e cursos de educação superior, editados com base nos processos regulatórios competentes. (Portaria MEC nº 40/2007) com avaliações periódicas (Site do MEC / emec-Avaliador).O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) contribui para a qualidade do Ensino
Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista): Endodontia (Conteúdo Programático) o Educador (Professor) deve estabelecer as ações pedagógicas um harmonia com a Proposta Político Pedagógica da Instituição (PPP). Perfil Profissional é estimulado com as Ações Pedagógicas da “Arte de Educar” do Educador deve estar atento para os Eixos Pedagícos (Ensino, Pesquisa e Extensão) estabelecendo parcerias com os docente e pesquisadores (Laciro – Diretório de Grupo – Pesquisadores)Perfil Profissional (Ações Pedagógicas) Nas instituições, Ensino Superior – Odontologia) a Grade Curricular deve contemplar o “Perfil Profissional” (Cirurgião -Dentista), e dentre o elenco das “Disciplinas” (Núcleo de Aprendizagem): Endodontia. Endodontia (Ações Pedagógicas) deve promover as Competência Educacionais (Qualidade do Ensino) promovendo as ações do Educando (Aluno – Aprendiz) motivando paras descobertas educacionais com métodos que estimulem atividades acadêmicas (Técnicas e Científicas): Ensino Baseado e Evidências (EBE) associado com o Ensino Baseado em Problema (PBL). Ações Pedagógicas deve incentiva a colaboração entre os Educando (Equipe: Educação Participativa) fomentado a busca pelo conhecimento com a Literatura (Classificações das Doenças” (WHO – 10th Editon] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4]. A Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP).
◊ Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).
Recebido 9/03/2018 – Parecerista 15/03/2018 – Reformulado 23/03/2018 – Publicado 02/04/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia