Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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13 Perfil Profissional (Odontopediatria): Diferenciado e Humano

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

Luciana Pion Antonio – E-mail – Currículo Lattes



Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 /  página 13

ANTONIO, P.L. Perfil Profissional (Odontopediatria): Diferenciado e Humano. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 13, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


Na disciplina de “Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia” (PAE) foi solicitado atividade educacional: Escrever e desenvolver um tema instigante. Pensei: “O ser professor…um tema…corriqueiro”!!!? Inicialmente, achei missão tanto quanto óbvia, mas durante alguns dias de profunda reflexão e meditação, percebi que talvez estava complicado achar inspiração para discorrer sobre o tema. Parecia muito simples no meu entendimento de pós-graduando. Pensei…e, diante da tela do computador deixei fluir…Eu quero um profissional atuante  (Perfil Profissional: Odontopediatria) que saiba Diagnosticar, Planejar e realizar o Tratamento dos “dentes das crianças”. Profissional muito competente, e que ainda, oriente os familiares e os pacientes (“crianças”) para “colaborarem nos procedimentos odontológicos”. Mas será que só isso basta!!!?

Decidi fazer uma pesquisa. Não fiz pesquisa sistemática, digitei nos “Sites de Busca” algumas palavras que me remetiam ao profissional: Odontopediatria. Para a minha surpresa encontrei imagens superinteressantes. Quando digitei DENTISTA X CRIANÇA me deparei com as seguintes imagens: Sorriso. Uma mulher grávida. Uma criança sorrindo. A felicidade dos primeiros dentinhos. Um dentista escovando os dentes de uma criança. Criança chorando durante o atendimento do dentista. Uma carinha de desconfiada. A independência da primeira escovação. Carinhas de insegurança dos pais sobre os procedimentos que serão realizados. Mais sorrisos. O crescimento diário da criança que amanhã será adolescente. Outros sorrisos. Carinhas de confiança. Após está etapa, confesso que achei minha primeira resposta muito simplista. Conclusão de minha pesquisa: Não quero formar profissional apenas que saiba tratar “um trauma ou “cárie de mamadeira”. Respondendo a indagação do professor sobre: “O Profissional que quero formar na Odontopediatria”. Declaro que: Não quero profissional que saiba apenas diferenciar um “cisto residual” ou “cisto lateral”. Não quero simplesmente profissional que saiba fazer o “Diagnóstico Precoce” e evitar complicações futuras (Orientações sobre Saúde Bucal). Eu quero mesmo formar profissional (Odontopediatria) que seja acima de tudo sensível e comprometido com bem estar do paciente. Um profissional da área da Saúde que considere o paciente como um todo (e não parte do todo: Dente). Perfil Profissional: calmo e compassivo para realizar decisões coerentes e compreensivas com a dificuldade de cada criança. Profissional que saiba entender o contexto familiar para instituir a melhor “Conduta de Tratamento”. Quero formar profissional que também saiba, quando necessário, dar algumas “orientações francas e enérgicas (“Higiene Bucal: Escovação e Cuidados Bucais”), pois alguns pacientes (crianças), infelizmente, só obedecem e seguem as orientações quando alertados, constantemente, que “poderá perder os dentes”. Quero formar profissional que saiba ser transparente e que demonstre e passe confiança. Que estude mesmo depois de anos de formado, pois as mudanças acontecem repetidamente (“num piscar de olhos”) e precisamos estar atentos às novas tecnologias.

E por fim, quero formar profissional diferenciado e humano. Profissional com ações educacionais compartilhadas atuando como ferramentas virtuais facilitadoras, sendo que esses métodos podem ser considerados materiais de apoio, e como tal, devem ser explorados e trabalhados em conjunto com os métodos educativos tradicionais: Diferenciado e Humano.[1]


REFERÊNCIA

1. ANTONIO,L.P.; ZANIN, L.; GOUVEA, G.R.; CORTELLAZI, K.L. Avaliação de diferentes métodos educativos em saúde bucal em crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade. Rev.  Fac. Odontologia. Univ. Passo Fundo, 20(1): 52-58, jan./abr. 2015. [LINK]


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina  (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 29/4/2018 – Parecerista 5/5/2018 – Reformulado 25/5/2018 – Publicado 30/5/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia