Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

14 Perfil Profissional (Odontopediatra): Fatores impulsionadores -Trabalho Excelente e Motivação

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

Yuri Jivago Silva Ribeiro – E-mail] Currículo Lattes


Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 / página 14

RIBEIRO, Y.J.S. Perfil Profissional (Odontopediatra): Fatores impulsionadores -Trabalho Excelente e Motivação. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 14, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


Perfil Profissional (Docente – Odontopediatria): Democrático, Humano e Orientador. Como conseguir estes objetivos? Na disciplina de “Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia(FORP / USP  / PAE) realizei atividades pedagógicas reflexivas: Pensar, Desenvolver e Escrever, sobre o tema proposto pelo Docente (Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini):  Perfil Profissional em Odontopediatria.

Perfil Profissional (Odontopediatria) deve estar embasado  nos conhecimentos (Conteúdos Programático) estabelecidos pelo Conselho Federal de Odontologia ( CFO – Programa do Curso de Odontologia) e Ministério da Educação  (e-Mec) com a inserção da Proposta Política Pedagógica (PPP) da Instituições Educação Superior. [1,2,3]

Perfil Profissional (DocenteOdontopediatria): Formar Educandos (futuros profissionais – Cirurgiões – Dentistas) que saibam, antes de tudo ser motivador, essa palavra chave de um excelente Odontopediatra. Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista: Odontopediatra) deve sempre pensar na expectativa e ansiedade do paciente (e seus familiares) em relação ao Diagnostico, Planejamento,Tratamento e Controle Periódico. Perfil Profissional (Docente – Odontopediatria) deve gerar as motivações no Educando (aluno /  aprendiz), por exemplo,  determinado assunto (tema) construindo atividade educacionais com ações educadoras em Técnicas d Ensino (Fórum de Discussão, Segunda Opinião, Casos Clínicos, Debates, Seminários) estimulando à crítica reflexiva compartilhando atuações que são fatores que nos impulsiona a fazer um trabalho pleno.

Surge uma pergunta reflexiva: Devo ser  professor que queira formar  profissional mais humano e ser autoritário em sala de aula?.

Perfil Profissional (DocenteOdontopediatria): Devo ser um profissional em sala de aula, democrático, humano e orientador. Quero estimular a construção do Perfil Profissional (Odontopediatra), que ao graduar, saiba crescer frente às dificuldades imediatas (Técnicas e/o Científicas), pois profissionais de excelências surgem e são forjados quando enfrentam as dificuldades. Perfil Profissional (Odontopediatra) tem que dedicar à profissão com muito amor, pois diariamente lidará com as muitas adversidades profissionais, mas é através delas que staurgem também as ideias (ex. como posso atender essa criança frente a uma limitação motora? O que fazer para entretê-lo enquanto atendo? Como convercer os familiares da importância do Tratamento).

Neste século XX Perfil Profissional (Odontopediatria): Fatores impulsionador Trabalho Excelente: Motivação


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081 de 24/08/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina  (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 6/6/2018 – Parecerista 15/062018 – Reformulado 23/06/2018- Publicado 02/04/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia