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15 Perfil Profissional (Graduação): Compreensão e Absorção do Conteúdo de Endodontia

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

8º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador)

Laís Lima Pelozo E-mailCurrículo Lattes



Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Setembro 2018 /  página 15

PELOZO, L.L. Perfil Profissional (Graduação): Compreensão e Absorção do Conteúdo de Endodontia. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 15, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181


O responsável pela disciplina de “Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia” (Universidade de São Paulo (USP / FORP / Pós – Graduação: Endodontia), Programa PAE, com finalidade de aplicação do Ensino e Aprendizado estimulou a realização de texto (Hipertexto) tendo como foco temático sobre “Perfil Profissional”, que quero formar, quando exercer minha atividade de docência.

Neste momento surgiu uma pergunta de reflexão: Qual é o Perfil Profissional que quero formar para atuar em Endodontia?

O curso de Odontologia é muito prático (Tecnicista – Perfil Profissional), porém, quero formar profissionais competentes (se possível excelentes) nas Atividades Práticas (Atendimento ao Paciente) com fundamentação e embasamento teórico científico associado com o Humanismo (Acolhimento ao Paciente).

Baseado em minha vivência, durante a formação acadêmica (Curso de Odontologia – 2013 – 2017), ministrarei conteúdos pedagógicos motivadores nas Atividades Clínicas (Carga Horária Prática maior que Carga Horária Teórica), sempre apoiado nos conhecimentos teóricos, portanto quero formar profissional (Cirurgião – Dentista: Endodontia) extremamente qualificados, com sólidas fundamentações atualizadas, mas principalmente confiantes e seguros para atuarem no Diagnóstico, Planejamento, Tratamento e, principalmente, na Prevenção contribuindo para a Saúde Bucal. [1,2,3,4,5]

Pretendo ampliar as oportunidades e condições para o educando (aluno/aprendiz) acertar e evitar se possível, o erro. Detectar seu erro (ou controlar seu erro) é fundamental. Atividade Prática deve ser reflexiva com consciência crítica e, adquirindo mínimo conhecimento necessário (Técnico e Científico), apesar de limitada ou pouco experiência na Graduação (Modalidades de Ensino: Atividades Laboratoriais) para ação assertiva (confiança) executando o que foi ministrado (Docência Participativa), tendo como missão e referencial educacional para contribuir com ações efetivas na comunidade: Inserção Profissional (“Mercado de Trabalho”).

Não menos importante a parte teórica do aprendizado, quero estimular os alunos a vontade de sempre e adquirir mais informações (Literatura Científica), mantendo-se sempre atualizado, buscando os “porquês” e a importância de novo aprendizado. Fomentar o cuidado com o “todo” (evitar o foco exclusivo no Dente). É importante se especializar, focar na sua área de conhecimento e de trabalho, porém não deixando aumentar e expandir em áreas correlatas da saúde. A Odontologia visa o bem estar do paciente (Saúde Bucal), portanto, é necessária sempre a percepção do bem estar geral do paciente. Formar profissionais cônscios, respeitosos, éticos e em comunhão com os anseios da sociedade (Inclusão Social). Profissionais agregando valores humanos onde quer que estejam atuando. Estimular a ética profissional na sociedade e no ambiente de trabalho junto à comunidade. Agregar credibilidade, confiança e respeito característica imprescindível da profissão que busca sucesso no atendimento e acolhimento do paciente.

Quero formar profissional diferenciado com ações educacionais facilitadoras que estimulem a busca do conhecimento atualizado.[1]


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei  5.081 – 24/08/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
4. PELOZO,L.L.; SILVA NETO, R.D.; CORONA,S.A.M.; PALMA-DIBB,R.G.; GABRIEL,A.E.S. Dentin pretreatment with Er:YAG laser and sodium ascorbate to improve the bond strength of glass fiber post. Lasers in Medical Science, p. 1-8, 2018. [LINK]
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina  (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 29/4/2018 – Parecerista 5/5/2018 – Reformulado 25/5/2018 – Publicado 30/5/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia