Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

02 Oficina Educacional Online (Odontologia): Ação Educacional – Século XXI

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
2ª Oficina Educacional Online
SUMÁRIOS: Fascículo O e Suplemento Anual



Amadeu Rodrigues da Silva Junior E-mailCurrículo LattesInformações Adicionais
Luiz Carlos Pardini E-mail Currículo LattesInformações adicionais


página 2

SILVA JUNIOR, A. R.; PARDINI, L.C. Oficina Educacional Online (Odontologia): Ação Educacional – Século XXI. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 2 (Fascículo O): página 2, maio, 2012. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Abordagem Clínica ação da atuação do Cirurgião-Dentista na competência do Perfil Profissional (Estomatologia) com foco no dilema moderno (Paradigma Educacional): Prevenir versus Tratar.

Curso de Graduação (Odontologia) é extremamente relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com saberes e práticas com foco na multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade nas atividades (Teóricas e/ou Praticas) da Estomatologia.

Estomatologia: Prevenir vs Tratar visa o debate ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia.o Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere e assimila).

Odontologia (Currículo e Didática) são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).

Neste século XXI no Abordagem Educacional é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” (Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”.


REFERÊNCIAS
1. TABA, M.Jr; NOVAES, A.B.Jr.; SOUZA, S.L.S.; GRISI, M.F.M.; PALIOTO, D.B.; PARDINI, L.C. Radiographic Evaluation of Dental Implants with Different Surface Treatments: An Experimental Study in Dogs. Implant Dentistry: 12(3):252-258, 2000. [LINK]
2. FUJIWARA, C.A; MAGRO FILHO, O.; OLIVEIRA, N.T.C.; QUEIROZ, T.P.; ABLA, M.S.; PARDINI, L.C. Assessment of the interface between implant and abutments of five systems by scanning electronic microscopy. Journal of Osseointegration, 2(1):60-66, Aug, 2009. [LINK].
3. MESTRINER, S.F.; PARDINI, L.C.; MESTRINER, W.Jr. Impact of the bitewing radiography exam inclusion on the prevalence of dental caries in 12-year-old students in the city of Franca, São Paulo, Brazil. J. Appl. Oral Sci. 14(3):167-171.2006. [LINK].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].


Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia