Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

02 Acolhimento Institucional: Descobertas Científicas

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


Marcelo Rodrigues Azenha E-mail Currículo Lattes   informações Adicionais



página 2

AZENHA, M.R. Acolhimento Institucional: Descobertas Científicas. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 9 (Fascículo A): página 2, fevereiro , 2019. ISSN 2448-1181.


Acolhimento Institucional é fundamental para as Descobertas Educacionais com atuação em Iniciação Científica.

Iniciação Científica destina-se a Educando (Alunos / Aprendiz) no Ensino Superior (Graduação) que tem por Missão (Objetivo) estimular e promover o amplo desenvolvimento da Pesquisa.

Descobertas Científicas realizadas com os procedimentos e metodologias na Área de Saúde Bucal (Ciência e Tecnologia). O Aluno de Graduação pode desenvolver pesquisa com bolsas oferecidas pelas Agências de Fomento ou  programas da própria Universidade ou sem bolsa.

Iniciação Científica é instituída pela Comissão de Pesquisa da Instituição de Ensino Superior (IES) com destaque para Universidade de São Paulo (USP) com Programa de Iniciação Científica.

Iniciação Científica deve estimular e complementar a Formação Acadêmica no aprimoramento dos conhecimentos (Técnicos e Científicos) orientando o Educando para as futuras atividades profissionais estabelecendo as transformações com condutas e procedimentos consolidando o Aprendizado Motivador..

Iniciação Científica nas formações acadêmicas e profissionais do Educando (Cirurgião – Dentista) com auxílio das ferramentas educacionais inovadoras (Multimeios Educativos Interativos) deve estar inserida no contexto educacional com ações atualizadas e modernizadoras (Cultura Digital).

Neste Século XXI a Ação Educacional deve estar sintonia com o Ensino e o Aprendizado.


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União – Seção 1 – 23/12/1996, p: 27833. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081. 24/8/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/8/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI.L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Recebido 21/1/2018 – Parecerista 22/1/2019 – Publicado 2/2/2019 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia