Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

12 Abordagem Articular: Pesquisa Significativa (Estomatologia)

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


 Suzie Aparecida de Lacerda – E-mail Currículo LattesInformações adicionais



página 12

LACERDA,S.A. Abordagem Articular: Abordagem Articular: Pesquisa Significativa (Estomatologia). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Fascículo A): página 12, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Abordagem Articular (Odontogeriatria): Acolhimento Humanístico  necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição, Docente e Discente com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.

Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).

Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire (Centro Paulo Freire ) com destaque para “Carta de Paulo Freire aos professores [4]

Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).

Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.


REFERÊNCIAS
1.MACEDO, Rander Moreira ; BRENTEGANI, LUIZ GUILHERME ;  LACERDA, S.A. Effects of Coffee Intake and Intraperitoneal Caffeine on Bone Repair Process – A Histologic and Histometric Study. Brazilian Dental Journal (Impresso), v. 26, p. 175-180, 2015.
2.MACEDO, Rander Moreira; LACERDA, S.A., THOMAZINI, JOSÉ ANTÔNIO ; BRENTEGANI, LUIZ GUILHERME . Bone Integration Behavior of Hydroxyapatite/β-Tricalcium Phosphate Graft Implanted in Dental Alveoli. Implant Dentistry (Print), v. 23, p. 710-715, 2014.
3. LACERDA, S. A. et al. Intraosseous schwannoma of mandibular symphysis: case report. Braz. Dent. J. 17(3): 255-258 [PDF]
4. et al. Bone quaility associated with daily intake of coffee: a biochemical, radiographhistometrcic and study. Braz. Dent. J., 21(3):199-204, 2010. [PDF]


◊  Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP ). Centro de Atendimento Especializado em Diagnóstico Oral (CAEDO)


Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia