Cursos de Coreano 2025

Neste curso, voltado para quem já é alfabetizado em Hangul, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no idioma coreano, desenvolver competências linguísticas fundamentais para interações cotidianas, consolidar algumas bases gramaticais e ampliar sua capacidade comunicativa, por meio de conteúdos contextualizados por temas específicos a cada semana, abordando saberes estruturais e lexicais integrados a situações reais. Para tornar o aprendizado mais envolvente e facilitar a prática da língua, serão utilizadas referências da cultura pop sul-coreana, como K-dramas, K-pop e manhwas.

As aulas serão virtuais e síncronas pelo Google Meet, proporcionando uma experiência direta e imersiva. Além disso, atividades complementares no Moodle extensão ajudarão a reforçar o aprendizado, permitindo o acompanhamento do progresso e a troca de dúvidas. O material didático é totalmente autoral, desenvolvido para proporcionar a aprendizagem, tudo contextualizado por temas específicos a cada semana, abordando estruturas e léxico integrados a situações reais, para facilitar a prática na língua.

Antes da efetivação das matrículas, será aplicado um teste simples para verificação de conhecimentos básicos do Hangul, com o objetivo de avaliar o nível dos participantes e ajustar o andamento das atividades, garantindo um aproveitamento mais efetivo para todos.

Bolsistas PROIAD responsáveis: Natália Aquino Chaves e Isabella Maria Simao Mariotto

Supervisores: Profa. Dra. Ji Yun Kim e Prof. Dr. Luis Carlos Barroso de Sousa Girão



Nesse curso introdutório será oferecido um ensino dinâmico e contextualizado para iniciantes que desejam aprender a ler e escrever a língua coreana, bem como entender as estruturas básicas do cotidiano, utilizando referências da cultura pop sul-coreana, como K-dramas, K-pop e manhwas, para tornar o aprendizado mais envolvente. 

Por meio do estudo detalhado do alfabeto coreano (Hangul) e do aprendizado reforçado de formas e de estruturas da língua, em contextos dados por cenas do cotidiano retiradas das produções da chamada cultura pop coreana, os alunos serão capazes de reconhecer e compreender o sistema de escrita coreano, assim como adquirir a habilidade de escrever de forma autônoma e efetivar interações básicas em cenários do dia a dia.

Bolsistas PROIAD responsáveis: Natália Aquino Chaves e Isabella Maria Simão Mariotto

Supervisora: Profa. Dra. Ji Yun Kim e Prof. Dr. Luis Carlos Barroso de Sousa Girão