FacebookTwitter

Linhas de Pesquisa

Genômica Funcional e Engenharia Genética de Plantas e Micro-organismos:

Identificar genes da parede celular em plantas, reduzir a recalcitrância, explorar a bioenergia e bioprodutos. Também visamos caracterizar a estrutura e função de genes de micro-organismos envolvidos na degradação da parede celular.

_________________________________________________

Química e Biotransformação de Lignocelulósicos e Modelagem Matemática:

Aborda a caracterização e os mecanismos envolvidos nos processos de pré-tratamento da biomassa vegetal. A modelagem e simulação dos fenômenos químicos e biológicos são empregadas como ferramenta para o desenvolvimento de sistemas e equipamentos.

_________________________________________________

Produção, Caracterização e Purificação de Biomoléculas:

O objetivo desta linha é o desenvolvimento de tecnologias para obtenção, extração e purificação de biomoléculas de interesse industrial e farmacêutico. Aborda também a utilização de enzimas em processos biocatalíticos.

_________________________________________________

Desenvolvimento de Processos Fermentativos:

Visa ao desenvolvimento de bioprocessos para obtenção de insumos químicos (etanol, xilitol, dentre outros) e alimentos fermentados. Aborda também estudos de isolamento e caracterização de microrganismos com propriedades probióticas.

_________________________________________________

Caracterização e Tratamento de Efluentes Industriais:

Aborda a caracterização e o tratamento físico, químico e biológico de efluentes industriais e o estudo da toxicidade associada a estrutura das substâncias presentes nos mesmos, visando a sua remediação.

_________________________________________________

Aproveitamento de Resíduos Agro-Industriais:

Nesta linha são enfocados estudos visando à utilização das principais frações orgânicas (celulósica, hemicelulósica e lignínica) de diferentes materiais lignocelulósicos e seus hidrolisados em processos bioquímicos ou químicos.