Apresentação

13/09/2023

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral e de Petróleo (PPGEMP) visa formar mestres e doutores no domínio da engenharia através da geração de conhecimento (PD&I), tendo como visão buscar o equilíbrio entre asas e raízes:

(a) Raízes para dar continuidade à tradicional e profícua interação com a indústria extrativa mineral e de bens energéticos, valorizando o conhecimento aplicado e o desenvolvimento com base tecnológica que traz entregas concretas à Sociedade;

(b) Asas para acompanhar as transformações postas pelo século XXI, cultivando a inovação e a busca de novos horizontes. Asas para não se acomodar à tradicional abordagem tecnológica, fomentando pesquisas de cunho científico para melhor fundamentar o desenvolvimento tecnológico, ampliando a natureza e consistência das entregas do Programa à Sociedade.

Fundamentado em suas asas e raízes, o PPGEMP tem a missão de servir ao Brasil através da formação de profissionais preparados para dar respostas aos desafios postos pela indústria extrativa mineral e de bens energéticos. Mais ainda, uma vez que a formação de recursos humanos no nível de pós-graduação em engenharia está associada à execução de atividades de PD&I, a missão do PPGEMP de servir à nação ganha maior dimensão e significado com a adoção de temas que têm potencial de gerar inovação e contribuir para o desenvolvimento nacional. Uma vez que minérios e bens energéticos (óleo e gás) constituem recursos naturais não renováveis, o PPGEMP cultiva como valores a responsabilidade social através do aproveitamento racional desses recursos com vistas à sustentabilidade, respeito à vida e exercício consciente da cidadania.

Para cumprir sua missão e exercitar seus valores, o PPGEMP tem como objetivos:

I) Formar profissionais preparados para resolver problemas postos pela indústria extrativa de minérios, petróleo e gás;

II) Realizar pesquisas científicas e tecnológicas que apoiem as atividades extrativas, contribuindo para aumentar sua competitividade e sustentabilidade;

III) Dialogar com Governo e Sociedade, buscando contribuir tecnicamente para tornar a indústria extrativa mineral e de bens energéticos mais competitiva, produtiva e sustentável;

IV) Contribuir para diminuir as desigualdades sociais no Brasil.

A Universidade de São Paulo oferece uma ampla gama de oportunidades cientificas e culturais, pela sua qualidade e reputação mundial. Ela vem sendo considerada a primeira colocada no ranking do The Times Higher Education na América Latina. Os alunos do PPGEMP participam, em geral, de intercâmbios com outras universidades de primeira linha no exterior, para realizar parte dos estudos.

Além disto, a USP está plenamente integrada ao ambiente de uma das metrópoles mais estimulantes do mundo.

 

Organização

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral e de Petróleo – PPGEMP é administrado por uma Comissão Coordenadora do Programa (CCP) composta de quatro membros titulares, sendo três docentes orientadores plenos credenciados no Programa e um representante discente, tendo cada membro titular o seu suplente.

As disciplinas e o desenvolvimento das pesquisas ocorrem no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica, no campus do Butantã da Universidade de São Paulo.

O Coordenador e o Vice-Coordenador são escolhidos dentre os membros titulares docentes da CCP. Os atuais membros da CCP são:

 

Coordenador (suplente) Prof. Dr.  Marcio Augusto Sampaio Pinto (Prof. Dr. Jean Vicente Ferrari)
Vice-Coordenador (suplente) Prof. Dr. Laurindo de Salles Leal Filho (Prof. Dr. Homero Delboni Jr.)
 Membro docente da CCP (suplente) Prof. Dr. Luis Enrique Sánchez (Profa. Dra. Carina Ulsen)
Representante discente (suplente) Vantuir Jorge de Morais (Elaine Cristina Andrade )