Laboratórios

13/09/2023

Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos (InTRA)

Central Multiusuário com foco na multidisciplinaridade científica e tecnológica relacionadas às análises das interações entre rochas e fluidos para a indústria do petróleo e gás.

 

Responsáveis: Prof. Dr. Cleyton de Carvalho Carneiro

                           Prof. Dr. Jean Vicente Ferrari

Laboratório de Amostragem e Manuseio de Sólidos Granulados (LAM)

O Laboratório de Amostragem e Manuseio de Sólidos Granulados (LAM) foi criado em parceria com a Universidade de Newcastle (UoN) visando à pesquisa e ao desenvolvimento de testes de propriedades de fluxo e de caracterização da heterogeneidade de minérios, fundamentais para o projeto de instalações de manuseio e amostragem de operações mineiras e para a calibração de modelos na simulação DEM. 

Responsável: Profa. Dra. Ana Carolina Chieregati

O Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) é um Centro Nacional Multiusuário, vinculado ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP. Desde sua criação, em 1990, dedica-se a estudos e pesquisas na área de caracterização tecnológica de matérias-primas minerais e materiais. Ao longo de quase 30 anos de existência, o LCT acumulou destacada experiência. Sua Infraestrutura instalada aliada à experiência adquirida em projetos de P&D, atividades acadêmicas (graduação, mestrado, doutorado) e de extensão universitária, conferem ao LCT competência para superar os desafios do setor mínero-metalúrgico e ramos afins e o caracteriza como centro formador de recursos humanos.

Responsáveis: Profa. Dra. Carina Ulsen

                            Prof. Dr. Jean Vicente Ferrari

Laboratório de Fenômenos de Transporte e Química de Interfaces Aplicados à Engenharia Mineral (LFQI)

O LFQI atual na área de tratamento de minérios e efluentes da mineração, fenômenos de transporte e de interface aplicados ao tratamento de minérios, desenvolvimento de reagentes de flotação e recuperação de áreas degradadas pela indústria mineral.

 

 

Responsável: Prof. Dr. Laurindo de Salles Leal Filho

Laboratório de Mecânica Computacional Aplicada (LMCA)

O objetivo do LMCA é o desenvolvimento de atividades de Pesquisa, de Ensino e de Interação com a Sociedade relacionadas às áreas de Mecânica dos Materiais e das Estruturas e Métodos Computacionais Aplicados à Engenharia. Destacam-se os projetos na área de Engenharia de Petróleo como: geomecânica, dinâmica da coluna de perfuração, fadiga na cabeça do poço e computação de alto desempenho com GPUs. O LMCA tem compromisso com a formação de pessoas que vão desde a iniciação científica até o pós-doutorado e com o desenvolvimento de pesquisa tecnológica para a evolução da engenharia nacional.

Responsável: Prof. Dr. Ronaldo Carrion

O Laboratório  de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (LASG) foi criado com financiamento da FAPESP em parceria com o CEPETRO da Unicamp e a Universidade Texas A&M, visando atender às demandas de pesquisa do Pré-sal da Bacia de Santos, bem como gerar recursos humanos altamente qualificados para a indústria de petróleo. O LASG hoje atua nas áreas de Engenharia de Reservatórios e Simulação tais como aplicações de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Ajuste de Histórico e Assimilação de Dados, Otimização e Métodos de Recuperação Melhorada (EOR).

Responsável: Prof. Dr. Marcio Augusto Sampaio Pinto

Laboratório de Tratamento de Minérios (LTM)

O Laboratório de Tratamento de Minérios e Resíduos Industriais possui uma infraestrutura completa para a realização de ensaios laboratoriais de cominuição, peneiramento, classificação, concentração gravimétrica, magnética, eletrostática e por flotação, desaguamento, filtragem e transporte. Possuímos equipamentos para a realização de ensaios simplificados para estimativa do WI de Bolas, energia de remoagem e índice de abrasividade de Bond. Trabalhamos também com softwares de modelagem e simulação de processo, como o JKSimMet, Limn e Molycop Tools.

 
Responsável: Prof. Dr. Maurício Guimarães Bergeman

A finalidade do NAP.Mineração é transformar áreas de garimpo e lavra artesanal em pequenas operações de mineração responsável, com uma abordagem inovadora de gestão integrada das atividades de exploração mineral, lavra de minas, tratamento de minérios, governança e sustentabilidade no contexto da pequena mineração.

 

 

Responsável: Prof. Dr. Georgio de Tomi