Histórico e Objetivos

04/01/2024

Criado em 1956 para atender às necessidades da emergente indústria de construção naval nacional e da Marinha do Brasil, o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (PNV) da EPUSP possui atualmente um forte foco interdisciplinar centralizado, principalmente, sobre as atividades de engenharia para exploração e produção de petróleo e recursos marítimos, incluindo as atividades de transporte e logística.

O Departamento tem constantemente se adequado à realidade e à dinâmica industrial contemplando diversas outras áreas correlatas da Engenharia como civil, produção, aeronáutica, mecânica e nuclear. Para tanto, a atuação em programas de pesquisa de reconhecida relevância científica é elemento fundamental. Através destes programas, patrocinados por agências de fomento governamentais (FAPESP, CNPq, Capes, FINEP e ANP) e por importantes indústrias e centros de pesquisas, nossos mestres e doutores possuem oportunidade singular de atuação em diversos projetos desafiadores e inovadores de engenharia.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica (PPGEN) tem por objetivo a formação de profissionais qualificados para atuar em pesquisa e desenvolvimento e/ou atividades de ensino associadas principalmente a cinco linhas de pesquisa que atualmente estruturam o programa, a saber:

  • Estruturas Oceânicas e Integridade Estrutural;
  • Hidrodinâmica, Dinâmica e Controle de Sistemas Oceânicos;
  • Projeto de Navios e Sistemas Oceânicos, Confiabilidade e Análise de Risco;
  • Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística e;
  • Tecnologias Digitais Integradas ao Uso Sustentável dos Recursos Oceânicos.

Para a promoção de tais objetivos, o programa conta com excelente infraestrutura de ensino e pesquisa. Essa estrutura compreende salas de aula devidamente equipadas, sala de estudos exclusiva para alunos de pós-graduação, sala de computação e biblioteca.

Além do respaldo institucional da Universidade de São Paulo, a forte e constante interação do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica com diversos setores industriais permite que essa infraestrutura acadêmica seja complementada por um conjunto de laboratórios de pesquisa especializados (veja a seção “Laboratórios e centros de pesquisa”), estruturados mediante financiamento de agências de fomento e da indústria. Estes núcleos de pesquisa têm amplo reconhecimento em suas áreas de atuação e trabalham em conjunto com diferentes instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Criam, ao abrigar boa parte dos alunos envolvidos no programa, um ambiente motivador e com ferramentas de ponta para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas.