Laboratório de Mecânica Offshore (LMO)

04/01/2024

Offshore Mechanics aplicada aos sistemas oceânicos é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias visando à sustentabilidade em atividades de exploração de petróleo e gás em águas ultraprofundas. O termo “sistemas oceânicos” engloba não apenas plataformas, mas também os Floating Production Storage Offloading (FPSOs), ou Sistemas Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência, sem contar equipamentos subaquáticos, como linhas de ancoragem, cabos umbilicais, tubos flexíveis, dutos e seus acessórios. A mecânica desses sistemas é intrinsecamente não linear, tornando a modelagem de sua resposta a cargas ambientais um procedimento complexo. É necessária, portanto, uma abordagem interdisciplinar, integrando técnicas analíticas, numéricas e experimentais.

O Laboratório de Mecânica Offshore (LMO) foi fundado em 1994. Desde então, tem liderado inúmeros projetos de P&D, em estreita colaboração com diversos laboratórios e grupos de pesquisa, como o Tanque Numérico Offshore (TPN-USP), o Núcleo de Dinâmica e Fluidos (NDF-USP), o Instituto Oceanográfico (IO-USP), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e, mais recentemente, o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI-USP). A cooperação em pesquisas e atividades acadêmicas com as mais prestigiadas Escolas de Engenharia no Brasil, como UFRJ, UFSC, UFSCar, UNICAMP, URGS, PUC-Rio, UFMG, UFU, forma uma base sólida para o desenvolvimento da equipe do LMO.

Um trabalho de pesquisa cooperativo amplo e gratificante também foi realizado com instituições internacionais, como a University of Michigan, EUA, a Johannes Kepler University, Áustria, a Leibniz University Hannover, Alemanha, a Università Politenica Delle Marche, Itália, a University of Tokyo, Japão, a Polytechnique Montreal e a Memorial University of Newfoundland, Canadá.

# Incluir fotos

Os programas de pesquisa do LMO têm sido financiados por agências brasileiras de pesquisa, como FINEP, ANP, CNPq e FAPESP, por meio de projetos e bolsas. Esses programas são estimulados por problemas reais no campo da engenharia offshore, enfrentados por meio de projetos de P&D apoiados pela PETROBRAS e vários outros parceiros, como SHELL, Prysmian, Repsol, Bureau Veritas, Chevron North America e BG E&P.

No LMO, candidatos a doutorado e mestrado podem se inscrever em três Programas de Pós-graduação na Escola Politécnica, nos campos de Engenharia Mecânica, Engenharia Oceânica ou Engenharia Civil. Pós-doutores também encontrarão um ambiente desafiador e acolhedor para pesquisa.

Para mais informações, acesse o site através do link: acesso.