Pró-Reitoria de Pesquisa oferece bolsas a jovens talentos

A Pró-Reitoria de Pesquisa esteve presente na premiação da Olimpíada de Química SP-2015, oferecendo aos vencedores a “Bolsa Talento”, para prospecção de novos talentos antes do ingresso na Universidade.

A Pró-Reitoria de Pesquisa esteve presente na premiação da Olimpíada de Química SP-2015. O encontro aconteceu no Instituto de Química (IQ) da USP no último dia 13 de junho. Participaram os professores José Eduardo Krieger, Pró-Reitor de Pesquisa, e Hamilton Varela, Assessor de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa. Na ocasião, foi oferecido a seis vencedores uma bolsa denominada “Bolsa Talento”. Trata-se de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa para prospecção de novos talentos antes mesmo do ingresso na Universidade.

“A ideia de premiar os alunos finalistas da Olimpíada de Química reflete a nova visão de que a USP vai em busca de seus futuros valores e não fica aguardando-os pela porta do vestibular. Este papel ativo já ocorre em vários setores da sociedade e há muito as grandes Universidades Norte Americanas se tornaram excelentes caça-talentos, criando um círculo virtuoso em que a excelência é o mantra Institucional. A USP também seguirá a mesma rota e a PRP, por meio de parceria com o Santander, criou a Bolsa Talento para premiar os destaques em olimpíadas do conhecimento”, comenta o professor Krieger.

Para o professor Varela, “a oportunidade oferecida aos alunos do ensino médio de entrar em contato com a pesquisa de ponta feita na Universidade de São Paulo pode desempenhar um importante papel na escolha da profissão a seguir”.

Prof. José Eduardo Krieger, Pró-Reitor de Pesquisa

Prof. José Eduardo Krieger, Pró-Reitor de Pesquisa

As várias olimpíadas de Química
A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo foi instituída em 2000 após a realização de algumas maratonas e competições científicas de química em anos anteriores. Anualmente, os estudantes que mais se destacam nas competições estaduais participam do torneio nacional. A Olimpíada Brasileira de Química é uma série de atividades científico/culturais de caráter competitivo para estudantes de ensino médio (antigo 2º grau) e de séries finais do ensino fundamental.

Por fim, delegações de aproximadamente 75 países participam anualmente da Olimpíada Internacional de Química, que está sendo realizada no Azerbaijão em 2015. O Brasil participa desde 1999 com os vencedores da competição nacional.

Prof. Hamilton Varela, Assessor de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa

Prof. Hamilton Varela, Assessor de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa

Mais informações: (11) 3091-2159, das 8h00 às 12h00, e-mail abqsp@iq.usp.br, sites allchemy.iq.usp.br, www.obquimica.org (Olimpíada Brasileira), e icho2015.msu.az (Olimpíada Internacional).

Com informações do allchemy.iq.usp.br

Imagens: Conselho Regional de Química – IV Região