Quando lidamos com qualquer quantidade de dados tão grande que os métodos de análise tradicionais sejam incapazes de processá-la, entramos na área do Big Data. Cooperações internacionais, políticas de acesso à informação e a tecnologia computacional disponível atualmente começam a tornar o Big Data uma realidade.
O professor de estatísticas de saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP Alexandre Chiavegatto Filho apresentará, a partir de 15 de outubro, através da plataforma Coursera, seis semanas de aulas sobre o tema. Após o fechamento das aulas, os alunos iniciarão o trabalho final, que poderá ser entregue até janeiro. O curso é gratuito, as inscrições estarão abertas em 22 de setembro. É a primeira iniciativa gratuita do tipo no Brasil.
Entre os tópicos abordados estão medicina de precisão, adoção de prontuários eletrônicos e as implicações da ‘internet das coisas’ na área médica. A análise e cruzamento de grandes quantidades de dados tem potencial para permitir, em um futuro próximo, o mapeamento automático da área de abrangência do surto de uma doença através dos prontuários dos pacientes ou a detecção da queda de um idoso em sua casa, entre outras coisas.
Para informações completas sobre Big Data e saúde pública, acesse nossa reportagem. Para se inscrever ou obter mais informações sobre o curso, acesse www.coursera.org/usp