Professores concorrem a ano sabático de pesquisa no IEA

Iniciativa inédita no Brasil concederá aos responsáveis por seis projetos de pesquisa individuais selecionados pelo Conselho Deliberativo (CD) do IEA dedicação exclusiva e R$ 12 mil de auxílio.

O programa de ano sabático do Instituto de Estudos Avançados (IEA), iniciativa inédita nas universidades brasileiras, selecionará, através do Conselho Deliberativo (CD) do órgão, seis projetos de pesquisa propostos por candidatos no exercício efetivo de suas funções com pelo menos sete anos de regime de dedicação integral à docência e à pesquisa.

O período de inscrições está aberto até 6 de novembro. As instruções detalhadas para a submissão de projetos estão aqui. Deverão ser apresentados a justificativa, o objetivo, o plano de trabalho e a duração do período sabático pretendido, que pode durar 6 ou 12 meses. Também é necessário comprovar que a participação no programa foi aprovada pelo colegiado máximo do instituto de origem.

A seleção, além de passar pelo CD, envolverá consultas à comissão de pesquisa do instituto. As submissões deverão se relacionar a um das quatro metacuradorias estabelecidas pelo plano de gestão do IEA em 2012.

A Pró-Reitoria de Pesquisa destinará verba de R$ 12 mil a cada um dos projetos aprovados. Os professores selecionados estarão dispensados de suas atividades comuns, mas deverão organizar ao menos uma conferência pública sobre o andamento de seu trabalho, além de publicar um paper inédito e original para publicação ao final do processo.