O programa Directeurs d’Études Associés (DEA), a mais antiga iniciativa de mobilidade internacional da França, abriu, com a colaboração do Dep. de Ensino Superior e Pesquisa da Secretária de Estado para as universidades, bolsas de 3.300 € para permanência de quatro a seis semanas no país para execução do trabalho de campo e de biblioteca de projetos de pesquisa.
Apenas professores e pesquisadores com grau mínimo de doutorado e associados a instituições de ensino e pesquisa poderão participar da seleção. As inscrições vão até 9 de novembro. São necessários, no ato da inscrição, um currículo, uma lista de publicações científicas, um projeto de pesquisa de quatro ou cinco páginas e, de preferência, uma carta de recomendação de um pesquisador francês.
Os selecionados serão informados dos resultados em março de 2016 e as pesquisas deverão ter início no máximo até novembro do mesmo ano. Dúvidas deverão ser enviadas através do e-mail candidatures.dea@msh-paris.fr. As inscrições ocorrem através do site. Mais informações aqui.