Vocês devem se reunir em grupos de no máximo 4 pessoas e escolher um tema em percepção para elaborar um projeto de pesquisa. Algumas sugestões com ideias ja prontas são feitas abaixo. A vantagem em escolher estes sugestões é que já tem algumas coisas prontas e os monitores podem orientar melhor. Porém nada impede de pesquisarem outros temas.
- Sugestões de temas:
- Que perfil da face facilita o reconhecimento de faces? (Prof. Dr. Sérgio)
- Há diferenças no padrão dos movimentos oculares de fixação no reconhecimento visual de expressões de emoções? (Prof. Dr. Sérgio)
- Como representamos mapas visualmente e as representamos mentalmente? (Dra. Patrícia Consolo)
- Sensibilidade de flicker em diferentes regiões do campo visual. (Me. Gabriel Arantes)
- Reconhecimento de palavras do português brasileiro por meio de leitura labial. (Prof. Dr. Sérgio)
- Há diferenças entre hemisférios cerebrais no reconhecimento de expressões faciais de emoções? (Prof. Dr. Sérgio)
- Video games alteram desempenho em tarefas perceptuais e cognitivas? (Me. Gabriel Arantes)
- Ilusão da máscara côncava. (Prof. Dr. Sérgio)
- Julgamentos espaciais de distância em cenas dinâmicas em vídeo. (Prof. Dr. Sérgio)
- Orientações espaciais de homens e mulheres se diferem? (Dra. Patrícia Consolo)
- Julgamento de tamanhos corporais de homens e mulheres. Diferenças perceptuais ou de critério de resposta? (Prof. Dr. Sérgio)
- Avaliação de expressões faciais. (Prof. Dr. Sérgio)
- Ilusões multissensoriais: Ilusão da mão de borracha (Dra. Patricia Consolo)
- Ilusão tamanho-peso (Barbie/Ken Illusion) (Dra. Patricia Consolo)
- A percepção em ambientes naturais: o que podemos aprender a cerca do sistema perceptual ao estudá-lo em ações em ambientes reais e naturais? (Dra. Patricia Consolo)
- Como as estruturas de diferentes ambientes influenciam na percepção de distância? (Dra. Patricia Consolo)
- A expectativa das pessoas aftam seu desempenho cognitivo? (Me. Gabriel Arantes)
- e-mails:
- Prof. Dr. Sérgio Sheiji Fukusima: fukusima@usp.br
- Me. Gabriel Arantes: gabrielarantest@usp.br
- Dr. Patrícia Consolo: pconsolo@convex.com.br
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Como vocês serão avaliados nas supervisões: Orientacao.doc
- TCLE: Para redigir o termo de compromisso livre e esclarecido vocês devem seguir as recomendações do item IV (TCLE) da resolução 466 do conselho nacional de saúde (link aqui) e as recomendações do nosso comitê de ética (link aqui). Leiam tudo antes de fazer.
- Também estão disponíveis os resumos dos trabalhos que foram apresentados respectivamente nas 40ª, 42ª e 44ª Reunião Anual de Psicologia (SBP); e os painéis apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, em São Paulo (2013). Todos os trabalhos apresentados foram realizados durante a disciplina: Trabalhos PGE III
- Para ajudar a escolher do tema e também formular perguntas e hipóteses, consulte:
- Na parte metodológica consulte também:
- Severino, A.J. (2000). Metodologia do trabalho científico. Editora Cortez, São Paulo, SP.
- Gil, A.C. (1996). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Editora Atlas, São Paulo, SP.
- D’Oliveira, M.M.H.(1994). Ciência e Pesquisa em Psicologia.EPU, São Paulo, SP.
- SimplePsychology
- Research Methods Knowledge Base
- Software fo visual psychophysics
Após a definição dos temas, vocês terão que apresentar um projeto em sala de aula, antes de começarem a executar o que escolheram.
Sugestões para a apresentação em sala de aula:
- Vocês deverão apresentar para a turma, e para o professor Sérgio, o que vocês irão pesquisar durante a disciplina de PGE.
- Esta apresentação deve ser bem simples, deixando claro o assunto a ser pesquisado. Dêem preferência para o uso de slides no power point ou algum programa similar.
- Um esquema, não precisam fazer desta maneira, para a apresentação ( e, também para o relatório da proposta do projeto) pode ser o seguinte:”capa”, nome da disciplina, título do trabalho, membros do grupo e orientador (a pessoa da pós-graduação que irá orientá-los);
- “resumo”, um resumo deve informar a essência do projeto de maneira resumida, mas completa. Basicamente deve-se colocar informações referentes a finalidade da pesquisa, procedimentos usados, dados coletados, resultados obtidos e conclusões do estudo.
- “introdução”, contextualizar o assunto, com uso de base teórica e/ou artigos que vocês leram, devem levantar o problema – a justificativa de sua pesquisa deve ser apontado;
- “objetivo”, o que especificamente dentro do assunto levantado vocês irão investigar, qual a pergunta que vocês pretendem responder?;
- “método”, qual procedimento experimental vocês irão utilizar para coletar os dados – de preferência algum dos métodos psicofísicos;
- “análise estatística”; – opcional – se já souberem como os dados serão analisados, poderão colocar qual análise será feita;
- “Referências”, quais artigos, livros e similares foram utilizados – sites, blogs podem ser citados, mas com ressalvas pois não possuem revisor e qualquer um pode escrever a bobagem que quiser sobre qualquer assunto.
- Esta apresentação deve ser breve, com no máximo 10 minutos de duração. Então nada de fazer 20 slides para a apresentação. Cada um tem um jeito de explicar, mas uma sugestão seria apenas 5 slides.
- Vocês deverão ser objetivos e informar tudo que o Sérgio precisa saber sobre seu trabalho. A melhor forma para conseguirem isso é ensaiar, mostrar sua apresentação para alguém fora da área/assunto e perguntar se a pessoa entendeu. Se não, é porque vocês devem ser mais claros.
- Após cada apresentação o professor Sérgio fará comentários sobre o trabalho. Por exemplo, poderá sugerir algum método diferente do que vocês pensaram, utilização de estímulos diferentes dos quais vocês planejaram, ou até mesmo a troca de tema. Ele irá fazer isso com base na sua experiência como orientador e revisor de artigos científicos. Então mesmo que vocês não concordem ou não gostem das sugestões, elas serão feitas com o objetivo de melhorar o trabalho, e principalmente para que ele possa ser executado dentro do prazo.
- Vocês também terão que entregar um texto escrito com o projeto. Para isto basta seguir estas instruções também. O professor Sérgio pediu algo simples, de uma página apenas. Então não precisa de capa.
Sobre coleta da dados: Quem for utilizar as salas do laboratório e equipamento para a coleta de dados devem agendar dia e horário para tal. Se o aluno chegar enquanto outro grupo agendado estiver coletando no mesmo espaço o aluno pode ficar sem coletar. Se o aluno quiser utilizar a sala enquanto um membro do laboratório estiver coletando, o aluno deverá aguardar, pois a prioridade de uso são para os alunos do laboratório. Assim sendo evite utilizar salas que ja estão sendo utilizadas e sempre marque horário, para que não conflite com outros alunos tanto da turma quanto integrantes do laboratório.
Sobre relatório final:
Não há um modelo específico para o relatório final. Contudo a ideia do projeto de PGE III é simular uma pesquisa de psicologia experimental com seres humanos. Em uma pesquisa deste tipo, como em qualquer outro tipo de pesquisa, você faz relatórios sobre sua pesquisa para o órgão fomentador, para seu orientador, para teu departamento, etc. A ideia do relatório é você mostrar para quem você “presta contas” a fundamentação de sua pesquisa (de onde que você tirou as ideias para teu projeto), qual a finalidade do seu projeto, como você executou tua pesquisa, o que você aferiu com esse trabalho e como isso conversa com o que há na literatura. Traduzindo isso para sessões de um relatório:
– Fundamentação do seu trabalho: Introdução. No final dessa sessão você deve terminar com uma lacuna do conhecimento atual, pois sua pesquisa deve, eu espero, ter a fundamentação nesta lacuna. Dessa lacuna surge a pergunta que seu projeto tenta responder. E responder a pergunta é o objetivo.
– Finalidade do seu projeto: Objetivo. Lembre também de colocar aqui qual é sua hipótese, ou seja, a partir do objetivo que você traçou o que você espera encontrar? Chame de Hipótese nula o que se tem de conhecimento na literatura até agora e chame de Hipótese alternativa o que você espera encontrar de diferentão.
– Como você executou teu projeto: Método. Essa parte é muito importante e deve ser bem descrita, pois é nela que você será avaliada se utilizou ferramentas adequadas para responder sua pergunta inicial, ou seja, se o caminho que você utilizou para atingir sua finalidade foi adequado.
– O que você aferiu: Resultado. Aqui você vai discutir o que você encontrou com números, gráficos e análises.
– Como isso conversa com o que há na literatura: Discussão. Você vai interpretar teus resultados aqui e comprar com o que há na literatura a respeito, e vai discutir como isso responde sua pergunta inicial e se há evidências para rejeitar ou não a hipótese nula (que é a hipótese contrária, complementar a tua hipótese alternativa).
– Outras coisas importantes: depois da discussão (ou no final dela) vocês podem colocar considerações finais sobre o trabalho de vocês, como falhas que vocês tiveram na execução do projeto. Depois da discussão lembrem de colocar as referências de tudo que vocês citaram na introdução e discussão. E depois na referência se houver anexo e apêndices, coloquem. E por fim tentem explicar seus resultados em termos de variáveis dependentes (o que vocês estão medindo), independentes (o que vocês controlam) e intervenientes (variáveis que alteram o resultados de vocês mas vocês não controlam).
Um abraço
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Me. Gabriel Arantes