Ingresso
Qual a periodicidade do Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado?
O processo seletivo ocorre anualmente, conforme publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo. O processo é iniciado no segundo semestre do ano anterior ao ano de preenchimento das vagas e perdura até o primeiro semestre do ano de preenchimento.
Quantas vagas são abertas para o ingresso no Mestrado?
As vagas são oferecidas para o curso de Mestrado conforme disponibilidade de ofertas de nossos orientadores(as). Dentro do total, um percentual de vagas é reservado para ações afirmativas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Que graduação preciso ter para me inscrever no processo seletivo?
Podem inscrever-se portadores de diploma de curso superior em Psicologia ou cursos afins. Nosso Programa reconhece que a Psicologia produz conhecimento também em áreas fronteiriças à Psicologia. Dessa forma, portadores de diploma de cursos que tenham relação com conhecimento produzido também na Psicologia poderão se candidatar.
Como faço para me inscrever no Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado?
Os documentos (acesse o edital para consultar a lista de documentos exigidos) apresentados no ato da inscrição, para as modalidades de Mestrado, deverão ser enviados de forma eletrônica, em formato PDF, obrigatoriamente, através do site da FUVEST, durante o período de inscrições de cada Edital. Dentre outros documentos, observe a exigência de proficiência em linha estrangeira [ver testes e línguas aceitas no edital].
Ao entregar a documentação, já tenho minha inscrição garantida?
Não. Após a entrega, a FUVEST realizará a análise dos documentos. O candidato deverá verificar na “Área do Candidato”, na data indicada no Edital corrente, se a documentação está em conformidade ou se precisa de retificação.
Como saber sobre as linhas de pesquisa e orientação no Programa?
Informações detalhadas sobre as áreas de concentração, linhas de pesquisa e orientadores estão disponíveis no site do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/. As duas áreas de concentração são “Psicologia em Saúde e Desenvolvimento” e “Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação”.
No que consiste o Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado?
O processo seletivo é realizado de forma remota e dividido em duas fases:
• Primeira Fase (Eliminatória): Consiste em uma Redação feita de forma remota com nota de corte 7,0.
• Segunda Fase: É composta pela Avaliação do Curriculum Vitae, e por Arguição remota sobre o Curriculum Vitae e a Proposta de Investigação Científica.
A nota final de cada candidato(a) será constituída pela média aritmética das três notas: Redação, Currículo Vitae e Arguição, gerando uma lista classificatória.
Já estou inscrito/a. Como saber sobre as informações do processo de seleção de que
estou participando?
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações relativas ao exame. Todas as informações, como a situação da inscrição, resultados e agendamentos, serão disponibilizadas na “Área do Candidato” no site da FUVEST.
Fui aprovado/a no Processo seletivo. Como realizo minha matrícula?
Os candidatos aprovados e selecionados por um orientador serão notificados por e-mail com informações sobre o período de matrícula e os documentos a serem apresentados. Para a matrícula, será exigido o diploma de graduação ou uma declaração de que a colação de grau já ocorreu.
Tenho interesse em me candidatar a bolsa do Programa. O que preciso fazer?
O candidato interessado deve enviar uma declaração de interesse em bolsa de estudo por e-mail para a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (posgraduacao.psicologia@ffclrp.usp.br) em até 4 dias úteis após o período oficial de matrícula. A declaração de interesse não garante a oferta de bolsa de estudos, que dependerá da existência de bolsas disponíveis no programa para oferta aos candidatos, segundo critérios definidos pela CG/Proex.
Inscrição no Processo Seletivo do Mestrado
A inscrição será efetuada através do preenchimento da ficha de cadastro para inscrição no processo seletivo, disponível no site da FUVEST (https://www.fuvest.br/ em “Área do Candidato”). Os documentos apresentados no ato da inscrição, para as modalidades de Mestrado deverão ser enviados de forma eletrônica, em formato PDF, obrigatoriamente, através do site da FUVEST.
Documentação exigida para o curso de Mestrado:
- a)Uma foto, cuja imagem deve ter fundo sem detalhes, destacando o rosto do(a) candidato(a) e sem acessórios (exceto óculos de grau), recomendando-se que seja uma foto nítida e atualizada. Essa imagem será comparada com as fotos coletadas nos dias de avaliação, para reconhecimento facial;
- b) RG (ou Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM, se estrangeiro), CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista (quando se aplica), para candidatos(as) brasileiros(as). Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por não conter a nacionalidade/naturalidade do candidato;
- c) Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- d) Passaporte (apenas para candidatos estrangeiros);
- e) Requerimento de inscrição, disponível no link: https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/28_07_2020__16_23_49__34.pdf;
- f) Histórico Escolar da Graduação e Diploma da Graduação (frente e verso);
- g) O candidato a Mestrado que ainda estiver no curso de Graduação deve comprovar, por meio de documento oficial da Instituição Superior de Ensino, que sua colação de grau ocorrerá até a data da matrícula. Os candidatos estrangeiros devem apresentar a Revalidação de seu Diploma de Graduação, quando obtido fora do Brasil;
- h) Certificado de proficiência em inglês, espanhol ou em francês, dentro do prazo de validade de 03 anos,conforme as especificações a saber:
- – Inglês: TEAP (Test of English for Academic Purposes), na área de Ciências Humanas, com nota mínima igual a 70 pontos; TOEFL – IBT (Test of English as a Foreign Language – Internet Based Test), com nota mínima igual a 71 pontos; TOEFL – ITP (Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program), com nota mínima igual a 527 pontos; IELTS (International English Language Testing System),com nota mínima igual a 6; Cambridge Exam CAE, com nota “apto” para o nível B2.
- – Espanhol: TEPLE (Test de Proficiencia em la Lengua Española), com nota mínima igual a 70 pontos; DELE (Diploma de Español como Lengua Estranjera), com nota “apto” para o nível B2.
- – Francês: ELFA (Examen de Lecture em Français pour des Buts Académiques), com nota mínima igual a 70 pontos; DELF (Diplôme d’Études em Langue Française), com nota “apto” para o nível B2; DALF (DiplômeApprofondi de Langue Française), com nota “apto” para o nível C1; TCF (Test de Connaissance du Français), com nota “apto” para o nível B2.
- Caso o candidato possua como língua materna uma das línguas cujas proficiências são aceitas por este
Programa, devidamente comprovada por meio de histórico escolar do país de origem, será dispensado da apresentação desse exame de proficiência em língua estrangeira na inscrição para o processo seletivo do Mestrado. - i) “Curriculum Vitae” (arquivo único e formato PDF), documentado com comprovantes anexados, obrigatoriamente numerados na ordem de apresentação. O currículo deve ser confeccionado de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa, disponíveis no link: https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/28_08_2020__10_45_36__33.pdf;
- j) Proposta de investigação científica (arquivo em formato PDF), máximo sete páginas, contendo: (a) nome do docente indicado para possível orientação; (b) Preâmbulo (texto introdutório que apresenta a/o candidata/o, suas motivações para cursar a pós-graduação neste programa e área de concentração, o contexto da pesquisa na sua trajetória acadêmica e profissional atual; perspectivas futuras); (c) linhas gerais do que o(a) candidato(a) gostaria de investigar, justificando a associação à linha de pesquisa do docente indicado entre os que abriram vagas conforme Tabela 1 (disponível no link: https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/08_08_2025__15_58_48__143.pdf). Caso o candidato(a) seja aprovado(a) a proposta poderá ser reformulada para adequação à linha de pesquisa do orientador(a).
Para pessoas pertencentes a qualquer dos grupos referidos no item Ações Afirmativas, devem apresentar, também, os documentos indicados no item que trata a questão, além de formulário de inscrição para a modalidade de Cotas https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/22_05_2023__16_26_25__143.pdf e formulário de autodeclaração https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/31_07_2025__13_54_02__143.pdf
Ações Afirmativas
Do total de vagas, serão reservadas para a modalidade de Cotas 9 (nove) vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas.
As pessoas beneficiárias atendidas na modalidade Cotas concorrerão concomitantemente nessa modalidade e também nas vagas destinadas à modalidade Ampla Concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo.
A adesão para concorrer a uma das vagas reservadas para as Cotas dar-se-á de forma voluntária. A autodeclaração e, consequentemente, a opção pela reserva de vagas, deverão ser feitas no ato da inscrição, quando a pessoa deverá indicar apenas um dos grupos beneficiários atendidos pelas Cotas.
Caso não haja preenchimento do total de vagas destinadas às Cotas, estas serão revertidas para a modalidade Ampla Concorrência.
A comprovação dos(as) candidatos(as) PPI se dará nos seguintes termos:
a) candidatos(as) pretos(as) e pardos(as), mediante autodeclaração, sendo considerado apenas o fenótipo, excluídos critérios de genética e ascendência;
b) candidatos(as) indígenas, mediante autodeclaração e apresentação de certidão expedida pela Funai quanto ao pertencimento a uma nação indígena ou mediante autodeclaração e/ou
apresentação de fotocópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), ou declaração de liderança da Comunidade Indígena sobre a condição étnica da pessoa ingressante, com número de identidade, endereço e telefone de contato.
Conforme Resolução COIP n° 8835, de 7 de agosto de 2025, da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo, disponível em https://prip.usp.br/wp-content/uploads/sites/1632/2025/08/Resolucao-COIP-8835-2025-Procedimentos-de-heteroidentificacao-para-os-editais-de-processos-seletivos-dos-programas-de-pos-graduacao-da-USP.pdf, para ter direito às ações afirmativas no âmbito desse processo seletivo, os(as) candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as), de cor preta ou parda, deverão possuir traços fenotípicos que os(as) caracterizem como tais. O(a) candidato(a) que não obtiver a confirmação da autodeclaração de pertença racial por meio do procedimento de heteroidentificação, regulamentado por meio da referida Resolução, não terá direito às ações afirmativas definidas nos editais de processos seletivos e passarão a concorrer em ampla concorrência.
– O procedimento de heteroidentificação para negros, de cor preta e parda, ocorrerá após o encerramento do período de inscrição e antes da divulgação da classificação final do processo seletivo.
– A convocação para o procedimento de heteroidentificação será realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) por meio de edital específico e comunicação por e-mail ao(a) candidato.
– São deveres do(a) candidato(a) que optar por concorrer às vagas reservadas a negros(as), de cor preta ou parda:
a) no ato da inscrição no processo seletivo, anexar fotografia colorida do rosto, recente, tirada há menos de 6 (seis) meses, seguindo as demais indicações dos itens III a IX do artigo 3º da referida Resolução;
b) comparecer à etapa virtual do procedimento de heteroidentificação, quando convocado, observando as regras estabelecidas nessa Resolução e no edital de convocação;
c) providenciar e garantir o funcionamento adequado de seus equipamentos e da conexão à internet para participação na etapa virtual, incluindo dispositivo com câmera e microfone;
d) o(a) candidato(a) deverá garantir boas condições de iluminação e nitidez da imagem preferencialmente em fundo branco;
e) a imagem deve contemplar o rosto e os ombros, que devem estar completamente enquadrados pela câmera, e o(a) requerente deve olhar diretamente a câmera;
e) o(a) candidato(a) não poderá estar maquiado(a);
f) será vedada ao(à) candidato(a) a utilização de efeitos visuais e de planos de fundos;
g) será vedado ao(à) candidato(a) o uso de quaisquer acessórios, tais como boné, chapéu, óculos de sol, maquiagens de qualquer natureza, cabelos que cubram o rosto e outros elementos que impeçam, dificultem ou alterem a observação e a filmagem de suas características fenotípicas;
h) será recomendado ao(à) candidato(a) o uso de roupas claras e sem estampas.
– O não cumprimento do disposto no subitem a., do item 4.6.3, ou a ausência do(a) candidato(a) na etapa virtual, quando convocado(a), ou o descumprimento das regras estabelecidas para esta etapa, implicará na não confirmação da autodeclaração e, consequentemente, a exclusão do(a) candidato(a) das vagas reservadas por ações afirmativas, passando a concorrer em ampla concorrência.
– O candidato(a) deverá comparecer à etapa virtual do procedimento de heteroidentificação, quando convocado, observando as regras estabelecidas na referida Resolução e no edital de específico de convocação, encaminhado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
– Conforme artigo 4° da Resolução COIP n° 8835, o procedimento de heteroidentificação será realizado nas seguintes etapas: a) Etapa Fotográfica: obrigatória para todos(as) os(as) candidatos(as), autodeclarados(as) negros(as), de cor preta ou parda, optantes pela referida política de ações afirmativas; b) Etapa Virtual: convocação dos(as) candidatos(as) cuja análise fotográfica for considerada inconclusiva para entrevistas por videochamada, visando a confirmação da autodeclaração; c) Etapa Recursal: análise de recurso interposto pelo candidato cuja autodeclaração não for confirmada na etapa virtual.
– A convocação para a etapa virtual será realizada por e-mail, com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.
– O recurso de que trata o subitem c. do item 4.6.5 deverá ser apresentado por e-mail à secretaria do Programa de Pós-Graduação no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da ciência da não confirmação da autodeclaração. Será admitido um único recurso por candidato, o qual será julgado por comissão recursal específica.
– A composição e atuação da Comissão de Heteroidentificação e da Comissão Recursal, se dará na forma prevista na referida Resolução.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver média, nas três avaliações acima descritas, com valor igual ou superior a 7,0 (sete).
Cronograma do Processo Seletivo de Doutorado
Inscrição no Processo Seletivo do Doutorado
As inscrições serão recebidas por meio do envio da documentação ao Serviço de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), através do link informado no edital.
O/a candidato/a deverá encaminhar (cada documento ou cópia em um arquivo separado, em PDF):
- ▪requerimento (disponível no link: https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/28_07_2020__16_23_49__34.pdf),
- ▪cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
- ▪cópia da Cédula de Identidade – RG (não é aceita a carteira de habilitação para fins acadêmicos);
- ▪cópia do CPF;
- ▪cópia do Título de Eleitor;
- ▪cópia do Certificado de Reservista;
- ▪cópia do passaporte para os candidatos estrangeiros;
- ▪cópia frente e verso do diploma de curso superior;
- ▪cópia do histórico escolar do curso superior;
- ▪cópia frente e verso do diploma de Mestrado ou Certificado de Conclusão acompanhado da declaração da Portaria de Reconhecimento do curso (exceto para casos de doutorado direto);
- ▪cópia do histórico escolar do Mestrado;
- ▪Formulário Padrão de Justificativa – modelo obrigatório – disponível no link https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/08_06_2015__08_43_41__34.pdf;
- ▪Termo de Compromisso do Orientador – modelo obrigatório – disponível no link https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/14_09_2015__15_56_18__34.pdf;
- ▪”Curriculum Vitae” (arquivo único), documentado com comprovantes anexados, obrigatoriamente numerados na ordem de apresentação. Confeccionado de acordo com as normas estabelecidas pelo programa, disponíveis no link https://www.ffclrp.usp.br/imagens_formularios/28_08_2020__10_46_19__33.pdf;
- ▪Exemplar da Dissertação de Mestrado (exceto para casos de doutorado direto);
- ▪Projeto de Pesquisa confeccionado, obrigatoriamente, sob a supervisão do orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia que fará a orientação, caso o candidato seja aprovado. O projeto deve estar de acordo com as seguintes normas: ter no máximo 20 páginas incluindo as referências bibliográficas, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, A4, com numeração das páginas e endossado pelo orientador (capa do projeto deve ser assinada pelo orientador). No caso de o projeto conter anexos, os mesmos deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 11;
- ▪Para a inscrição, serão aceitos exames de proficiência realizados até 36 (trinta e seis) meses antes da data de inscrição do(a) candidato(a) no processo seletivo.
- O candidato portador do título de Mestre deverá exibir proficiência em outro idioma (inglês, espanhol avançado, francês, alemão ou italiano), diferente daquele já documentado no Mestrado, a saber:
- a) Inglês: TOEFL – IBT (Test of English as a Foreign Language – Internet Based Test), com nota mínima igual a 71 pontos; TOEFL – ITP (Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program), com nota mínima igual a 527 pontos; IELTS (International English Language Testing System), com nota mínima igual a 6; Cambridge Exam CAE, om nota “apto” para o nível B2.
- b) Espanhol avançado: DELE (Diploma de Español como Lengua Estranjera, com nota “apto” para nível B2;
- c) Francês: ELFA (Examen de Lecture em Français pour des Buts Académiques), com nota mínima de 70 pontos; DELF (Diplôme d’Études em Langue Française), com nota “apto” para o nível B2; DALF (DiplômeApprofondi de Langue Française), com nota “apto” para o nível C1; TCF (Test de Connaissance du Français), com nota “apto” para o nível B2;
- d) Alemão: Goethe-Zertifikat, com nível mínimo igual a B1; TesTDaF (Test Deutsch als Fremdsprache), com nota “apto” para o nível B1; OnSET Deutsch, com nota “apto” para o nível B1.
- e) Italiano: CILS (Certificato di Italiano come Lingua Stranjera), nível B1, com nota mínima de 70 pontos; Teste LatoSensu do Instituto Italiano de Cultura – IIC, om nota “apto” para o nível B2; Certificado Universidade de Perugia, com nota mínima igual a 7 ; Certificado Universidade de Siena, com nota mínima igual a 7.
- ▪ Para o curso de Doutorado sem obtenção prévia do título de Mestre (doutorado direto), o candidato deverá comprovar, no ato de inscrição, proficiência em duas línguas, dentre os certificados listados acima (inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol avançado). Caso o candidato possua como língua materna uma das línguas cujas proficiências são aceitas por este Programa, devidamente comprovada por meio de histórico escolar do país de origem, será dispensado da apresentação de um dos dois exames de proficiência em língua estrangeira na inscrição para o processo seletivo do Doutorado Direto.



Imprimir