FAQ

O Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI) é um centro de pesquisa sediado na Universidade de São Paulo (USP). Sua missão é contribuir com o Brasil e o mundo na mitigação das emissões de gases de efeito estufa, promovendo pesquisas científicas de caráter disruptivo voltadas à transição energética. A sede do centro está localizada na USP, em São Paulo, e recentemente passou a contar também com um espaço institucional em Amsterdã, na Holanda.

As atividades de pesquisa do RCGI estão organizadas em programas temáticos, a saber: Natural Based Solutions (NBS), Carbon Capture and Utilisation (CCU), Bioenergy, Carbon Capture and Storage – (BE)CCS, Greenhouse Gases (GHG), Advocacy, Power Systems Innovation Hub – InnovaPower, Decarbonização e Colaborações Centro a Centro.

Mais informações estão disponíveis na página Programas & Projetos

O RCGI conta atualmente com 59 projetos ativos, distribuídos entre os programas acima mencionados.

A lista completa pode ser consultada na página Programas & Projetos.

A Energy Transition Research & Innovation Conference (ETRI) é a conferência científica anual promovida pelo RCGI. Tradicionalmente realizada ao final de cada ano, a edição de 2025 ocorrerá entre os dias **4 e 6 de novembro**, no CDI e no DigitalLab, na Cidade Universitária (USP).

O evento reúne a comunidade científica, representantes da indústria, formuladores de políticas públicas e a sociedade civil para discutir avanços, desafios e soluções no campo da transição energética.

Desde 2023, o ETRI é aberto ao público geral, incluindo universidades externas à USP e representantes do setor produtivo.

Informações detalhadas podem ser consultadas na página do ETRI 2025.

Interessados devem encaminhar solicitação ao e-mail eventos.rcgi@usp.br, informando o motivo do pedido. A solicitação será analisada pela equipe responsável, que verificará a viabilidade do agendamento e, se for o caso, indicará data e horário para a visita.

Atualmente, o DigitalLab está disponível apenas para visitas previamente agendadas. O espaço não opera em regime de visitação contínua ao público externo, embora existam iniciativas em desenvolvimento para ampliar esse acesso futuramente.

Solicitações relacionadas à atualização de informações institucionais devem ser encaminhadas para o e-mail communication.rcgi@usp.br.

As vagas disponíveis estão listadas na seção Oportunidades. Na parte superior da página encontram-se as oportunidades em aberto; abaixo, constam as oportunidades encerradas.

Cada vaga divulgada conta com edital específico, no qual constam os requisitos e critérios de seleção.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail rcgi.opportunities@usp.br.

No momento, os cursos e workshops promovidos pelo RCGI são voltados exclusivamente a pesquisadores vinculados ao centro e não estão abertos ao público externo.

Informações referentes a publicações devem ser encaminhadas para o e-mail communication.rcgi@usp.br.

O RCGI foi fundado em 2016 com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Shell e da Universidade de São Paulo, por meio da cláusula da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), via regulamentação da taxa de P&DI.

Ao longo dos anos, o centro passou a contar com o financiamento de diversas empresas. Atualmente, além dos parceiros fundadores, são financiadores do RCGI: TotalEnergies, Petronas, Petrobras, Braskem, Repsol Sinopec Brasil, Eneva, Toyota, Hyundai, Marcopolo, EMTU, GWM e SRI.

Instituições interessadas em firmar parcerias com o RCGI devem enviar e-mail para communication.rcgi@usp.br, formalizando a proposta, justificando o interesse e anexando materiais que evidenciem a sinergia entre as partes.

A proposta será analisada internamente, e, caso haja interesse e disponibilidade, a equipe responsável dará início às reuniões de ideação, com vistas ao desenvolvimento e formalização de projetos conjuntos.