Em breve (20 de maio) Sessão 6 do Seminário sobre Bioeconomias Reprodutivas

Quando: 20 de maio de 2022 (10:00 – 12:00h no Brasil; 15:00 – 17:00h na Espanha)

Título da Sessão: “E o que é um caribenho?” A produção da raça em uma clínica de fertilidade”.

Conferencistas: Anna Molas (pesquisadora, Universidade Autónoma de Barcelona), Fábio Cabar (ginecologista, professor da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo) e Paco Guijarro (embriólogo, Clínica Amnios, Madri, Espanha)

Moderação: Rosana Machin (professora, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo).

O seminário discutirá o tema da gestão da raça/cor na clínica reprodutiva e as dificuldades para classificar as doadoras de ovócitos em categorias raciais e as racionalidades que operam neste sentido a partir da perspectiva dos profissionais de saúde.

Para as pessoas que estejam em Madri, o encontro ocorre entre 15:00-17:00h na Sala de Juntas da Facultad de Ciencias Políticas y Sociología da Universidade Complutense de Madri.

Para as pessoas que estejam conectadas de maneira virtual, o link de acesso é o seguinte: https://tinyurl.com/2vuaea2n

A imagem de divulgação do evento é um trabalho fotográfico da artista brasileira Angélica Dass, intitulado “Humanæ”. Trata-se de uma reflexão sobre a cor da pele, onde a artista documenta as verdadeiras cores da humanidade em vez da utilização das denominações “branco”, “vermelho”, “preto” e “amarelo” . Nele “o fundo de cada retrato é matizado com um tom de cor idêntico a uma amostra de 11 x 11 pixels tirada do nariz do sujeito e emparelhada com a paleta industrial Pantone®” colocando em questão as contradições e estereótipos relacionados com a questão racial.