Um dos objetivos da Rede é incentivar e promover a mobilidade acadêmica de alunos de pós-graduação e pesquisadores que atuam na temática de biotecnologias reprodutivas.

Nesse sentido, registramos as seguintes estadias de mobilidade acadêmica:

 

MARC-ABRAHAM PUIG HERNÁNDEZ, Doutor em Direito pela Universidade de Barcelona e professor da área de Filosofia do Direito da Universidade Autônoma de Barcelona, ​​concluiu estágio de pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (Espanha). As sessões de trabalho foram realizadas na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madri, de 1º de fevereiro de 2021 a 31 de julho de 2021. Durante sua estada, o Dr. Puig Hernández colaborou e formou-se dentro de um curso em andamento no projeto UIU “Desafios Sociais da Reprodução Humana Medicamente Assistida em Países Ibero-americanos de Tradição Cultural Católica”.

 

PATRICIA GUADALUPE CUEVAS DÍAZ, graduada em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM, realizou estágio de pesquisa na Universidade Complutense de Madri (Espanha) de 11 de janeiro de 2021 a 26 de março de 2021, dentro do “Programa de Iniciação à Pesquisa CNBBBJ-UNAM-2020”, sob orientação da Profa. Dra. Consuelo Álvarez-Plaza. Durante sua estada, a Sra. Cuevas colaborou e foi capacitada em uma investigação em andamento, “Desafios sociais da reprodução humana medicamente assistida em países ibero-americanos de tradição cultural católica” – Projeto UIU.

 

HUGO ENRIQUE PÉREZ CHÁVEZ, formado em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM, realizou estágio de pesquisa na Universidade Complutense de Madri (Espanha) de 19 de janeiro de 2021 a 2 de março de 2021, dentro do “Programa de Iniciação à Pesquisa CNBBBJ-UNAM-2020”, sob orientação do Prof. Dra. Consuelo Álvarez-Plaza. Durante sua estada, o Sr. Pérez colaborou e foi capacitada em uma investigação em andamento, “Desafios sociais da reprodução humana medicamente assistida em países ibero-americanos de tradição cultural católica” – Projeto UIU.

 

FABIO ROBERTO CABAR, doutor em Medicina, especialista em reprodução assistida, pesquisador e professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, estagiou na Universidade Complutense de Madri (UCM) de 25 de abril a 20 de junho de 2022. Durante sua estada, o Dr. Cabar participou de um seminário da Redlibre e de atividades junto ao grupo de bioética em saúde da UCM.

 

MARIA ISABEL JOCILES RUBIO, é professora da Universidade Complutense de Madri, Departamento de Antropologia Social e Psicologia Social e membro do grupo de pesquisa “Antropologia das Políticas Sociais e Culturais” (APSYC). Realizou estadia  no Departamento de Prevenção Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, como professora convidada do “Programa Professor Visitante do Exterior PrInt USP/Capes” no período de 01 a 15 de outubro de 2022. Durante sua estada, a Sra. Jociles Rubio realizou um Mini-curso intitulado: A pesquisa etnográfica no âmbito dos estudos em saúde no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Proferiu uma aula no curso de Pós-Graduação “Corpo em Perspectiva na Saúde Coletiva” e proferiu uma conferência no Seminário “Doação de ovócitos para tratamentos reprodutivos: altruísmo ou trabalho reprodutivo? A experiência da Espanha em foco”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

DOÑA ANTONELLA WAGNER, estadia no Departamento de Antropologia Social e Psicologia Social da Universidade Complutense de Madrid, como aluna de doutorado da Dra. Elizabeth Ormart, membro da REDLIBRE. O período da estada prevista é de 15 de março de 2023 a 15 de junho de 2023.

 

ROSANA MACHIN, é professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É professora visitante do Departamento de Antropologia Social e Psicologia Social da Universidade Complutense de Madrid (UCM), bolsista do Programa CAPES-PrINT-USP, de 8 de maio a 31 de outubro de 2023, para realizar atividades em colaboração com a Professora Dra. Consuelo Álvarez Plaza da UCM no Projeto “Governança reprodutiva e mobilidades na Europa, Norte de África e América Latina: questionar a justiça e os direitos reprodutivos num contexto de ‘austeridade’ e declínio da fecundidade”, coordenado pela Professora Dra. Diana Marre da Universidade Autônoma de Barcelona.