Publicação

Artigo: Propostas alternativas para demonstrações práticas do tema Solos no contexto da Base Nacional Comum Curricular

O Programa Ponte Solo na Escola (PPSNE) busca conscientizar estudantes, por meio de demonstrações lúdicas, sobre a necessidade de preservação do solo, um recurso não renovável essencial à vida. Considerando que o público-alvo do programa se estende a todo o Brasil, por meio da internet, as atividades do PPSNE foram adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos foram: analisar a perspectiva da BNCC acerca de solos; refletir sobre o tratamento do tema em sala de aula e sugerir práticas de demonstrações e formas diferenciadas de abordagem no Brasil. O trabalho examina o uso do termo solo na BNCC e sua conceitualização de acordo com a ciência do solo, com sugestões de demonstrações que podem ser utilizadas no ensino fundamental, bem como uma contextualização de suas abordagens ao longo do território brasileiro, como forma de direcionar o ensino de solos de acordo com os contextos escolar e regional brasileiro.


Autores:

Bruna Arruda

Universidade de São Paulo

Clécia Cristina Barbosa Guimarães

Universidade de São Paulo

Renata Helena Pin Pucci

Universidade Metodista de Piracicaba

Antonio Carlos de Azevedo

Universidade de São Paulo

 

Este artigo foi originalmente publicado na revista TERRAE DIDATICA

(Leia mais em: DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664132)

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