Ação & Interação – Esquecimento

Imagem ilustrativa.
Há um problema crônico de esquecimento da situação da Educação no Brasil.

Esquecimento

Estão matando nossa Educação.

Ana cresceu nos anos 2000 e quando ia para a escola, o material que o governo lhe dava chegava sempre atrasado, às vezes nem chegava, e desde cedo ela aprendeu a reciclar o próprio material para poder estudar.

Com o tempo e o crescimento, ela viu o esquecimento que era sua escola em comparação com as de alguns amigos da sua rua e do seu bairro. As carteiras quebradas raramente eram consertadas e geralmente iam para um galpão dentro da escola, onde havia mesas, cadeiras, lousas… Seus amigos de outras escolas, tinham bancas confortáveis, não tinham galpões cheios de coisas quebradas, tão pouco sofriam com a falta de material, e reciclar era algo quase etéreo para alguns deles.

Ana continuou crescendo, e entendeu que a diferença entre ela e os amigos, era que a escola deles era paga diretamente, enquanto a dela recebia o dinheiro dos impostos que seus pais pagavam com suor e garra, pois trabalhavam muito para garantir o sustento da família. Também percebeu que por seus amigos pagarem, eles tinham medo de estragar qualquer material da escola, os pais que teriam de arcar com as despesas, enquanto na escola dela, os alunos não se importavam, e o concerto, a troca desses materiais, vinha através de verba do governo, a qual demorava, era roubada ou se perdia, e nunca chegava, gerando uma série de improvisos e reciclagens por parte dos funcionários, que se empenharam em cuidar da escola e dos alunos.

É 2020, outra Ana está no princípio do fundamental, o ano começou, os materiais continuam a chegar atrasados, equipamentos continuam não sendo consertados ou trocados e eis que uma situação fora do comum se apresenta para eles.

Um tal de coronavírus provocou uma pandemia, e pelo jeito é muito perigoso e agora todos tem que se proteger e ficar em casa. A professora, os jornais, os pais, contaram para Ana que as aulas ficariam suspensas por um mês e depois eles teriam aulas pelo computador.

Passou um mês, ela tentava conectar seu computador na aula, mas não conseguia. O pai dizia que era a internet, o fornecedor de internet dizia que era o computador, e no final o problema era a internet, que era pouca pois eles não tinham dinheiro para pagar uma muito boa e o computador, que já estava muito velho e mal funcionava.

Anas, Paulos, Marias, Kellys, Pedros, Rodrigos, Caios, Carolinas, Marinas e muitos outros, não conseguiram assistir a aula, muitos deles, fosse em 2000, fossem em 2020 continuavam no esquecimento, continuavam sem poder ter aulas decentes, cada vez mais percebiam o descaso de quem cuidava do seu ensino.

Link da Matéria: https://www.brasildefato.com.br/2020/10/15/mais-trabalho-alunos-sem-acesso-e-incertezas-a-realidade-do-ensino-pelo-whatsapp

 

Veja o próximo texto: https://sites.usp.br/tecnologiaseducom/acao-interacao-o-sucateamento-da-educacao-paulista/

 

Scroll to top