ConstruInova Poli/USP Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil
Facebook

Laboratórios

O programa conta com estrutura laboratorial de amplo espectro de abrangência, nas suas diferentes subáreas. A atuação desses laboratórios está em sintonia com o desenvolvimento das atividades-fim da USP, ou seja, ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e prestação de serviços à Comunidade. Os laboratórios assumem o papel de centros catalisadores, aglutinando os recursos humanos do Departamento, tanto docentes, quanto técnicos e discentes, possibilitando a realização de projetos interdisciplinares. A grande maioria das teses, dissertações, trabalhos de formatura de graduação e Iniciação Científica é desenvolvida com a utilização dessa infra-estrutura.

Boa parte dos laboratórios tem caráter multi-usuários, sendo utilizados por qualquer integrante do Programa, bem como de outros programas de pós-graduação do país, gerando cada vez mais ações e projetos multidisciplinares. Além da estrutura mantida diretamente pelo Programa, está também disponível a mais completa estrutura laboratorial da América do Sul reunida nas diversas unidades da USP, IPT, IPEN, ABCP, CTH e CIRRA, que cobrem virtualmente todas as áreas de conhecimento da Engenharia Civil e da Engenharia Ambiental.

Estão disponíveis e são utilizados rotineiramente equipamentos como microscópios eletrônicos de varredura (um deles capaz de operar no modo ambiental com GEG foi adquirido em consórcio com dois outros programas), difração de raios X (inclusive de amostras em hidratação, diferentes temperaturas e com alta velocidade), BETs, fluorescência de raios X, granulômetros laser, reômetros de pasta e de concreto (projetado e construído pela equipe do programa), equipamentos para análises dinâmicas, espectrofotômetros ao infravermelho, radar meteorológico, canal de ondas randômicas, simulação analógica de manobras e amarração de navios, cromatógrafo a gás, medidor de carbono orgânico total, espectrofotômetro computadorizado e incubadora de foto-período, nanofiltração osmose reversa, dentre outros.

Os professores do Programa possuem elevada interação com o setor produtivo, que se manifesta em vários convênios de pesquisa com longa duração, financiados com recursos de empresas privadas atraídas pela capacitação pessoal e laboratorial existente, beneficiando o Programa. Integrantes que fazem parte destes convênios desenvolvem projetos dentro de uma equipe multi-institucional e multi-disciplinar, contam com recursos laboratoriais e financeiros adequados e incorporam a cultura e técnicas de interação com o setor produtivo por meio de projetos de pesquisa, e não apenas simples consultorias técnicas.

A seguir, são discriminados os diversos laboratórios do Programa.

– Laboratório de Materiais e Componentes – LABMAT

O Laboratório de Ensaios em Materiais e Componentes de Construção Civil está capacitado para o preparo e ensaio da maioria dos materiais e componentes da Construção Civil, tais como aglomerantes hidráulicos e aéreos, pastas, aglomerantes orgânicos, agregados, argamassas para várias finalidades, concretos em geral, blocos, artefatos, pré-moldados e componentes para pisos, vedações, fachadas e coberturas. A sala de prensas universais possui três prensas com capacidade de 200, 60 e 50 toneladas, com controle de velocidade, carregamento e deformação. As salas de mistura dispõem de betoneiras e argamassadeiras de vários tipos e capacidades, desde as tradicionais de eixo inclinado, até as de eixo vertical sistema contra corrente.

– Laboratório de Corrosão de Armaduras – LABCORR

O Laboratório de Corrosão de Armaduras da Escola Politécnica é o mais completo do país. Equipado principalmente com recursos do Projeto Temático da FAPESP que teve início em 1993 e foi renovado em 2004, o laboratório conta com equipamentos que totalizam mais de US$ 350.000,00, como: potenciostatos, câmara de carbonatação, névoa salina e equipamentos portáteis para determinação “in situ” da corrosão em estruturas de concreto, possibilitando estimar seu grau de deterioração. Esse Laboratório dá suporte ao maior grupo nacional de pesquisa sobre o tema de corrosão e reparo de armaduras para concreto armado, visando o desenvolvimento de um equipamento que será objeto de patente, utilizado para determinar a taxa de corrosão do aço no interior do concreto.

– Laboratório de Tecnologia e Gestão da Produção – LTGP

Este Laboratório possui os equipamentos e instrumentos necessários para o desenvolvimento dos programas experimentais ligados ao desenvolvimento tecnológico dos métodos, processos e sistemas construtivos. Sua infra-estrutura permite a realização de diversos tipos de ensaios para a avaliação do desempenho de materiais, componentes e elementos construtivos, inclusive com sua realização em corpos de prova de grandes dimensões como, por exemplo:

– Ensaio de compressão de paredes em escala natural (1,20×2,80 m2);

– Ensaio de cisalhamento em paredes em escala natural (1,50×1,50 m2);

– Ensaio para avaliação da capacidade de absorver deformações em painéis de alvenaria de grandes dimensões (1,80 x 2,80 m2).

Permite, ainda, a aplicação, em ambiente controlado, das técnicas e métodos construtivos, frequentemente utilizados nos canteiros de obras, com objetivo de análise e desenvolvimento de alternativas, visando incrementar a qualidade e produtividade destas técnicas.

Está também equipado com dispositivos que permitem a coleta de dados referentes a técnicas e métodos de produção dos edifícios em campo, nos canteiros de obras de empresas construtoras atuantes no mercado, bem como o desenvolvimento de sistemas de controle da qualidade de produção desses serviços e, de maneira geral, a implantação de novas tecnologias em canteiros de obra.

– Laboratório de Sistemas Prediais – LSP

Este laboratório, que conta com área de 400 m2, está capacitado a executar tanto ensaios horizontais, como ensaios verticais – Torre de ensaios com cinco pavimentos, única no país com esta finalidade -, propiciando a realização de pesquisas sobre sistemas hidráulicos de abastecimento e distribuição de água fria e quente, esgoto, águas pluviais, energia elétrica, ventilação, ar condicionado, incêndio, gás combustível, transporte, conservação de energia em edifícios e automação predial.

Possui um sistema moderno de aquisição de dados e controle, distribuído por todo o laboratório, gerenciado por microcomputador, equipamento de gestão de rede e controladores, com capacidade de leitura de 30 variáveis analógicas a cada minuto, podendo ser expandido para 300 variáveis.

Possui uma oficina com torno, máquinas de corte, solda e um conjunto bastante completo de ferramentas. Sensores, instrumentação e novos módulos de coleta de dados foram adquiridos, possibilitando a criação de novos campos de pesquisas.

– Laboratório de Suporte ao Projeto – LABCAD

Os pesquisadores do LABCAD concentram suas áreas de atuação em linhas de pesquisa que têm por objetivo estudar a aplicação de modelos matemáticos computacionais no projeto de sistemas de Engenharia, visando à otimização de recursos, melhoria do desempenho e aumento da confiabilidade. Preocupam-se também com as aplicações da tecnologia gráfica na atividade do projeto.

Para isso contam com diversos computadores compatíveis com o ambiente Windows, um computador compatível com o sistema operacional MAC-OS, o Power Computing Tower 200 para desenvolvimento de pesquisa em confiabilidade matemática aplicada ao projeto, uma máquina de comando numérico da Roland Digital Group e uma sala didática equipada com estações gráficas compatíveis com o sistema operacional Unix, além de scanner 3-D e mesas digitalizadoras. Dispõe ainda de um cluster de computadores com 12 processadores para desenvolvimento de estudos CFD (Computer Fluid Dynamics) em áreas como de conforto térmico de ambientes ventilados.

 

Biblioteca

 

O Serviço de Bibliotecas da Escola Politécnica é uma das maiores unidades prestadoras de serviços de informação do Conjunto de Base do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBI-USP (www.usp.br/sibi). Compõe-se da Biblioteca Central e de 8 bibliotecas descentralizadas (www.poli.usp.br/Bibliotecas), entre as quais a Biblioteca de Engenharia Civil. O acervo da Biblioteca da Engenharia Civil compreende cerca de 17.000 livros, 96.000 fascículos de periódicos, 4.500 teses e dissertações, além de recursos multimeios e outros. Os pesquisadores do Programa têm ainda fácil acesso ao acervo das demais bibliotecas da Escola Politécnica, composto por cerca de 94.000 livros, 100.000 fascículos de periódicos, 20.000 teses e dissertações. O Serviço de Bibliotecas da Escola Politécnica da USP mantém assinaturas de mais de 1000 periódicos impressos e 600 em meio eletrônico, incluindo todos os principais periódicos da área de Engenharia Civil (226 títulos correntes e 533 coleções). Pedidos de compra de livros nacionais e estrangeiros vêm sendo prontamente atendidos. Diversos bancos de dados bibliográficos em CD-ROM estão disponíveis para consulta dos usuários. Entre as principais bases disponíveis estão Compendex/EV-2, Computer DataBase/IAC, Dissertation Abstracts, Derwent (patentes), ERL-WebSpirs, ISSN on line, Journal of Citation Reports, MathSciNet, Metadex e Web of Sciece.O Serviço de Bibliotecas mantém um convênio com a British Library que permite que uma cópia de qualquer documento do acervo daquela biblioteca seja colocada à disposição do consulente em menos do que 48 horas.Outros convênios são mantidos com a NACO/Library of Congress, ISTEC, University of California, CEPAL/UN, WorldCat. Convênios Nacionais são mantidos com IB/CT, CCN, COMUT, Rede Antares e Teses Brasileiras, REBAE e Biblioteca Nacional. O acervo é atual e informatizado e bibliotecárias altamente qualificadas auxiliam os consulentes nas suas pesquisas bibliográficas e na obtenção de artigos (inclusive via Internet, por intermédio dos múltiplos sistemas “on-line” disponibilizados pela FAPESP, tais como o PROBE e SCIELO, ou por empréstimo interbibliotecas). O catálogo do acervo do sistema de bibliotecas da Escola Politécnica é acessível também através da Intranet da Escola Politécnica e da Internet (sistema Dedalus – www.poli.usp.br/Bibliotecas). Anualmente, no início do período letivo, é programada uma palestra da equipe de bibliotecárias da Engenharia Civil para os alunos da Pós-graduação, de modo a familiarizá-los com todas as facilidades oferecidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.