ConstruInova Poli/USP Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil
Facebook

Processo Seletivo

Processo Seletivo de Mestrado 2020

* O período de inscrições do processo seletivo para ingresso em 2020 está previsto para acontecer de 09/12/2019 a 08/03/2020.

A previsão de publicação do edital com o calendário completo é até a primeira quinzena de novembro/2019.

 

PROCESSO SELETIVO 2019

A Comissão Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil (ConstruInova)  torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para o ano de 2019. O presente edital terá validade de um ano a partir da data de divulgação dos resultados.

Os candidatos aprovados devem declarar ciência do Regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e dos Regulamentos da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica e do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil

1.Do calendário de seleção

Período de inscrições: 10 de dezembro de 2018 a 11 de março de 2019.

Análise da documentação e convocação para a prova: 18 a 22 de março de 2019

Prova presencial: 02/04/2019

Exame de arguição oral: 02 e 03/04/19

Comunicação dos resultados: 26/04/19

Matrícula dos ingressantes: 22 e 23/05/2019

Início das aulas: 03/06/2019

2. Da inscrição

Para ter sua inscrição efetivada, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e enviar os seguintes documentos, em formato PDF, para a secretaria do Programa, por meio do link sites.usp.br/construinova/inscricao durante o período de inscrições especificado no item 1:

a) Histórico escolar do curso de graduação.

b) Diploma de graduação. *Alternativamente, candidatos com diploma em processo de emissão poderão apresentar um atestado de conclusão de curso.

c) Currículo.

d) Pré-projeto de pesquisa (máximo 2 páginas, constando objetivo, método e resultados esperados). *não disponibilizamos modelo de pré-projeto

e) Carta de recomendação da empresa em que trabalha. Na ausência de vínculo empregatício, alternativamente, aceitar-se-á carta de recomendação de docente universitário. *não disponibilizamos modelo de carta de recomendação

f) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$170,00 (cento e setenta reais) por meio de depósito simples na conta a seguir:

Titular da conta: FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia
CNPJ: 43.588.755/0001-61
Banco Itaú 341
Agência 0393
C/C 03346-9

O pagamento deverá ser realizado até a data limite de inscrição no processo seletivo. Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência da inscrição, ou da não efetivação da inscrição por apresentação de documentação incompleta ou ainda do não comparecimento para realização do processo seletivo.

Os candidatos com a documentação completa e inscrição deferida terão seus nomes divulgados na página eletrônica do Programa (www.construinova.poli.usp.br) até o dia 22 de março de 2019 e estarão convocados a realizar as demais etapas do processo seletivo.

3. Da seleção

A seleção será fundamentada nos seguintes elementos de avaliação, sendo exigida a média final mínima 7,0 (sete):

a) Prova escrita de conhecimentos: eliminatória, com nota mínima 7,0 (sete) e com peso de cinquenta por cento (50%) da média final. O exame consistirá em respostas dissertativas a questões sobre temas relativos aos eixos de pesquisa do Programa, que constam em sua página eletrônica, elaboradas em atividade presencial. O candidato será avaliado pela capacidade de versar sobre conceitos das áreas específicas, assim como pela qualidade de seu texto. A bibliografia recomendada será disponibilizada na página eletrônica do Programa até a data de abertura das inscrições. Para realizar a prova, o candidato deverá comparecer à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no endereço Av. Prof. Almeida Prado, 83, travessa 2, Edifício de Engenharia Civil, no dia 02 de abril de 2019, em sala e horário a serem divulgados na página eletrônica do Programa.

Em caso de candidatos comprovadamente residentes no exterior poderá ser permitida a realização de prova escrita remota.

b) Outros quesitos da avaliação

b1) Análise de currículo – verificação se o currículo profissional do candidato é compatível com as exigências de formação e conhecimento básico do Programa;

b2) Análise do pré-projeto – avaliação da proposta preliminar de pesquisa do candidato no que tange à sua correspondência com os projetos e linhas de pesquisa do Programa;

b3) Avaliação de arguição oral – arguição dos candidatos relativa às questões respondidas na prova escrita, ao pré-projeto de pesquisa e à sua experiência profissional;

Os quesitos b1, b2, b3 têm um peso conjunto de cinquenta por cento (50%) da média final.

Os candidatos aprovados no processo seletivo terão seus nomes divulgados em lista de aprovados a ser disponibilizada na página eletrônica do Programa (www.construinova.poli.usp.br) no dia 26 de abril de 2019.

4. Da matrícula

Os candidatos aprovados deverão comparecer à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no endereço Av. Prof. Almeida Prado, 83, travessa 2, Secretaria do Departamento de Engenharia de Construção Civil, nos dias 22 ou 23 de maio de 2019,  das 07h às 13h, para realizar a matrícula. Os documentos exigidos para matrícula são:

a) Cópia simples do histórico escolar de Graduação;

b) Cópia autenticada do diploma de Graduação;

d) Cópia autenticada do RG e CPF (ou cópia do RNE – Registro Nacional de Estrangeiros);

e) 1 foto, formato 3×4;

f) Requerimento de matrícula preenchido e assinado (documento disponível na página eletrônica do Programa (www.construinova.poli.usp.br);

g) Declaração de originalidade;

h) Certificado de aprovação em um dos seguintes exames de língua inglesa, emitidos no máximo até 2 anos anteriormente à data da matrícula:

  • Test of English as Foreign Language – TOEFL, com pontuação mínima de 460 pontos para TOEFL ITP. Para o InternetbasedTest IBT a pontuação mínima exigida é de 42 pontos;
  • International English Language Testing System – IELTS, com pontuação mínima de 4 pontos;
  • Certificate in Advanced English – CAE ou Certificate of Proficiency in English – CPE (University of Cambridge);
  • International Test of English Proficiency – iTEP Academic Plus, com pontuação mínima de 2,5 pontos

Os candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente ao certificado de aprovação no exame de língua inglesa, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras – nível intermediário), ou certificado emitido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) com nota mínima de 70% do valor da prova.

Os estudantes estrangeiros somente poderão ser matriculados mediante apresentação
do visto temporário, que será válido por, no máximo, 60 dias. Após tal prazo, se não for cadastrado o número do RNE, o aluno será automaticamente desligado pelo sistema.

Veja aqui a publicação no diário oficial.

Lista de orientadores com disponibilidade

Brenda Chaves Coelho Leite

Claudio Tavares de Alencar

Daniel Setrak Sowmy

Eduardo Toledo Santos

Eliane Monetti

Fabiano Rogerio Corrêa

Flávia Rodrigues de Souza

Flávio Leal Maranhão

Francisco Ferreira Cardoso

João da Rocha Lima Junior

João Roberto Diego Petreche

Kai Loh

Lúcia Helena de Oliveira

Luiz Reynaldo de Azevedo Cardoso

Orestes Marracini Gonçalves

Renata Monte

Ubiraci Espinelli Lemes de Souza

Sergio Leal Ferreira

Veja aqui a relação de candidatos(as) aprovados no processo seletivo de mestrado 2019.

Instruções para o exame:

Prova escrita:
– a prova escrita será no dia 02/04, das 08h às 11h, no prédio de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP (endereço completo no edital), salas S-07 e S-19 (piso superior).
– O(a) candidato(a) deverá apresentar um documento de identificação com foto durante a prova.
– O(a) candidato(a) deverá escolher 3 questões entre as apresentadas, sendo que uma delas deverá ser obrigatoriamente a da linha de pesquisa selecionada no formulário de inscrição e as outras duas referentes às demais linhas de pesquisa.
– Será permitida a consulta apenas a materiais impressos (livros, anotações, apostilas, etc, incluindo a bibliografia indicada)
– será proibido o uso de equipamentos eletrônicos que permitam acesso à rede.
Arguição Oral
Veja aqui o agendamento do exame de arguição oral.
Para realizar este exame dirigir-se à Secretaria do Departamento de Engenharia de Construção Civil (Secretaria do PCC), no prédio de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP

Confira aqui a lista de candidatos(as) habilitados(as) a realizar a etapa de avaliação escrita do processo seletivo de mestrado 2019.