Site da USP
FacebookInstagram

Autoconhecimento

Autoconhecimento                                                                                                                     (volta para índice)

Há alguns anos era recomendado que as mulheres realizassem o autoexame das mamas sistemático e com periodicidade fixa e, em 2015 esta prática foi contraindicada pelo Ministério da Saúde. A não recomendação do autoexame foi baseada em diversos estudos realizados em vários países que concluíram que o autoconhecimento é mais eficaz na detecção precoce do câncer de mama quando comparado com a técnica do autoexame.

O autoconhecimento do corpo e das mamas é muito importante, pois muitas mudanças ocorrem ao longo da vida da mulher, desde sua adolescência até o envelhecimento. O autoconhecimento é essencial para identificar pequenas alterações no corpo, e ele se dá por meio do toque nas regiões das mamas, axilas, colo e pescoço e pela observação de possíveis modificações na pele e formato dos seios. Além disso, busca tornar as mulheres mais conscientes quanto às mudanças que ocorrem em seus corpos, pois uma grande parcela das mulheres é que identifica o primeiro sinal do câncer de mama ao se olhar e se palpar.

Assim, estimula-se que as mulheres conheçam seus corpos e se palpem sempre que se sentirem confortáveis e que busquem mudanças habituais nas regiões observadas.

O autoconhecimento do corpo e das mamas auxilia a identificação de sinais e sintomas do câncer de mama de forma mais precoce.

Sabe-se que durante o período menstrual algumas alterações podem ocorrer no corpo da mulher, como por exemplo, o aumento da sensibilidade nas mamas, com momentos mais doloridos. Tais sinais são comuns deste período, mas devem desaparecer com o fim do ciclo menstrual.