Avaliação / Indicadores

AVALIAÇÃO E INDICADORES DE AVALIAÇÃO DOCENTE
1. Introdução

À USP cabe, segundo seu estatuto:

I- promover e desenvolver todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa

II- ministrar o ensino superior, visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício de investigação e do magistério em todas as áreas de conhecimento, bem como à qualificação para as atividades profissionais;

III- estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e pesquisa.

A obediência a esses preceitos e o patrimônio de recursos humanos de que dispõe garantiram a posição de destaque que a USP ocupa no cenário científico nacional e internacional. Daí a preocupação constante de preservar o nível de excelência em todas as esferas de atuação da Universidade.

2. Constituem metas da USP

Todos os docentes da USP devem estar engajados em atividades produtivas claramente especificadas nos planos de metas dos respectivos Departamentos/ Unidades para que:

a) a USP, através de suas Unidades e respectivos Departamentos, proporcione formação de quadros essenciais para o desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e social do país;

b) em cada Departamento/ área de atuação, haja um mínimo de 75% dos docentes com produção intelectual inovadora, regular e contínua, divulgada na comunidade acadêmica correspondente, no âmbito o mais amplo cabível e com padrões externos de qualidade devidamente reconhecidos;

c) todos os Departamentos das diversas Unidades deverão fixar medidas claras e prazos para alcançar um padrão de excelência comparável ao de seus congêneres internacionais, mantendo-se sempre entre os melhores do país.

Assinale-se que estes objetivos correspondem à tradição da USP de ser, além de um centro de ensino e pesquisa, um centro de debate e de cultura, fato que se procura retratar com a expressão “produção intelectual inovadora”.

Desta forma, os docentes, os Departamentos, as Unidades e a administração central, cada qual dentro de sua esfera de competência e nas múltiplas interações, tanto internas como junto ao órgão de fomento e outras fontes de recursos, deverão assegurar que sejam providas as condições institucionais necessárias para viabilizar tais objetivos.

Está à disposição para consulta os indicadores de avaliação
que servem de diretrizes para a avaliação da CERT.

Indicadores para avaliação docente