A Comissão Especial de Regimes de Trabalho -(CERT) é a comissão assessora do Reitor encarregada da analisar assuntos afeitos a regimes de trabalho do corpo docente da USP. É formada por 13 membros escolhidos pelo Reitor, das áreas de Ciência Humanas, Biológicas e Exatas.
Cabe à CERT analisar os planos de trabalho de docentes recém-admitidos, renovações contratuais, licenças do Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), mudanças de regime de trabalho, transferências entre Departamentos ou Unidades, afastamentos acima de 30 dias, credenciamentos para o exercício de atividades simultâneas, relatórios bienais de docentes no período de experimentação e nomeações para funções imprevistas nos organogramas das Unidades.
Cabe à Assessoria Técnica ordenar a gestão administrativa da CERT na análise dos processos; examinar cuidadosamente e instruir com os elementos necessários todo material a ser submetido ao plenário da Comissão; preparar pareceres, cotas e demais decisões; e assistir ao corpo docente da USP, fornecendo informações sobre a legislação e procedimentos necessários a sua vida funcional.
A Assessoria Técnica executa estudos e projetos para reformular, racionalizar e implementar novos métodos e técnicas na sua área de atuação.