Projeto de Estágio Docente (PED) do Estágio Probatório Constitucional
DIRETRIZES
1 – Atualizar o CV Lattes
2 – Anexar um Projeto de Pesquisa (se RDIDP ou RTC) – máximo 10 páginas
No corpo do PED, colocar:
3 – Contexto Acadêmico Profissional: Destacar de forma concisa e elucidativa o percurso profissional, intelectual e/ou artístico, as competências adquiridas e/ou realizações recentes. Articule o(s) problema(s) em torno do(s) qual(is) sua experimentação acadêmica se dará durante seu período de estágio probatório, relacionando as diversas dimensões, de acordo com o seu regime de trabalho, da docência de graduação, docência de pós-graduação, da extensão e da pesquisa. A internacionalização é considerada um eixo transversal.
Ao longo dos próximos três anos de Estágio Probatório Constitucional, está prevista uma série de atividades essenciais não apenas para fomentar a pesquisa (quando em RDIDP e RTC) e colaborações, mas também para enriquecer o ambiente acadêmico e estimular o desenvolvimento profissional. Apresente as atividades planejadas, vinculadas à sua atuação acadêmica e profissional, para os próximos dois anos, bem como seus indicadores associados e metas pretendidas nesses indicadores, em cada um dos itens a seguir.
4 – Pesquisa e Inovação e Orientações: Especificar a área de expertise. Anexar no campo apropriado o seu Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido na USP. Explorar oportunidades e estabelecer metas para parcerias tanto em âmbito nacional quanto internacional. Indicar metas em termos de publicações. Indicar estratégias e metas pretendidas nos próximos três anos em orientações em geral, como Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
5 – Ensino em Graduação: Incluir, se disponível, o nome da(s) disciplina(s), o número de alunos previsto, a carga horária total e a carga horária que será dedicada. Esclarecer as contribuições pretendidas para as novas propostas curriculares e formas de ensino e aprendizagem. Incluir as intenções em relação ao Programa Unificado de Bolsas de Estudos (PUB Ensino de Graduação), ao Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG), monitorias em geral e orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso.
6 – Atuação em Pós-Graduação: Esclarecer a situação de credenciamento em programa de pós-graduação na USP e eventuais impedimentos para tal, assim como colaboração ou coordenação de disciplinas (carga horária total e pretendida). Incluir as intenções em relação às orientações de Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE).
7 – Cultura e Extensão: Apresentar propostas de Projetos de Extensão, se houver. Incluir as intenções em relação ao PUB Cultura e Extensão. Indicar atuação como parecerista em agências de fomento, periódicos indexados, eventos. Definir estratégias pretendidas para criar oportunidades para palestras, organização de eventos, participação em bancas e atividades de curricularização da extensão, se houver. Fornecer indicadores e metas pretendidas, de acordo com seu regime de trabalho.
8 – Inclusão e Pertencimento: Apresentar propostas de Projetos de Inclusão e Pertencimento, se houver. Incluir as intenções em relação ao PUB Inclusão e Pertencimento. Definir estratégias pretendidas para participar em atividades de acolhimento e apoio aos alunos.
9 – Engajamento Institucional: Não se espera protagonismo em gestão acadêmica nos primeiros anos de exercício, mas é esperado um alto engajamento institucional. A internacionalização é considerada um eixo transversal. Fornecer indicadores e metas pretendidas.