ConstruInova Poli/USP Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil
Facebook

Linhas de Pesquisa

 Tecnologia e gestão na produção

A Construção é a atividade central da cadeia produtiva da Construção Civil e nela a Tecnologia e a Produção têm papeis preponderantes. Fazer evoluir os conhecimentos relacionados aos aspectos científicos e tecnológicos envolvidos na produção de obras civis, em consonância com as necessidades das organizações do setor e da sociedade, e formar profissionais com capacidade para inovar e trazer resultados para suas organizações e para a sociedade, são grandes desafios. Nesse contexto, são esperados contribuições e impactos como: [i] incremento da qualidade e aumento da produtividade; desenvolvimento de políticas públicas, normas, procedimentos e referenciais técnicos; [ii] – aprofundamento da temática da gestão com base em indicadores, que subsidiem a tomada de decisões nas diferentes etapas da produção; da temática do planejamento, organização e gestão da produção; aumento da sustentabilidade da produção, com canteiros de obras mais sustentáveis; e [iii] racionalização de processos construtivos, sua evolução tecnológica e melhoria do desempenho dos sistemas resultantes; desenvolvimento de novas tecnologias construtivas

  • Prof. Dr. Flávio Leal Maranhão
  • Prof. Dr. Francisco Ferreira Cardoso
  • Prof. Dr. Luiz Reynaldo de Azevedo Cardoso

Tecnologia e gestão em projetos

Sendo a produção, na Construção Civil, realizada por projetos, esta linha de pesquisa assume particular relevância para os resultados dos empreendimentos; os profissionais devem compreender e adaptar conhecimentos de gestão em um contexto técnica e socialmente bastante complexo, com a intervenção de muitos agentes, demandando soluções inovadoras para a abordagem e solução dos problemas típicos dos projetos do setor. Trata-se de uma área de conhecimento aplicado ao planejamento, coordenação e avaliação de projetos; mas, também, à gestão de empresas de projeto e organizações projetizadas, de modo geral. Apresenta interfaces com todas as demais linhas de pesquisa do programa e, particularmente, com maior intensidade, em relação à Tecnologia e gestão na produção e BIM – Building Information Modeling

  • Profa. Dra. Flávia Rodrigues de Souza
  • Prof. Dr. Silvio B. Melhado

Desempenho, tecnologia e gestão de sistemas prediais

Os Sistemas Prediais são sistemas físicos, integrados a edifícios, e têm por finalidade dar suporte às atividades dos usuários, supri-los com os insumos prediais necessários e propiciar os serviços requeridos. Uma edificação sem os sistemas prediais não permite o desenvolvimento das atividades pelos usuários, ou seja, não entra em operação. Considerando-se que nos últimos anos ocorreram mudanças nas tecnologias tendo em vista o uso mais eficiente da água e da energia, além do aumento da complexidade dos sistemas prediais, motivados por necessidades de gerenciamento do uso da água, do uso de água não potável e do uso da energia solar, é inevitável o desenvolvimento de pesquisas tendo em vista a capacitação de profissionais para o atendimento da sociedade. Neste contexto, são esperadas pesquisas relacionadas à: [1] desempenho de sistemas e componentes hidráulicos e de energia; [2] modelos matemáticos de simulação de vazões de água e de esgotos sanitários; [3] modelos matemáticos de apoio à decisão de sistemas de água não potável; [4] gerenciamento de facilidades. Desse modo, as pesquisas desenvolvidas irão ampliar e organizar o conhecimento sob o comportamento de novos sistemas e permitirão melhorar a ação dos agentes envolvidos nesta área, sejam estes, gestores de políticas públicas e concessionárias, governantes, meio técnico e acadêmico.

  • Profa. Dra. Brenda Chaves Coelho Leite
  • Prof. Dr. Daniel Setrak Sowmy
  • Profa. Dra. Lúcia Helena de Oliveira
  • Prof. Dr. Orestes Marraccini Gonçalves

Materiais e componentes de construção

A área de “Materiais e componentes de construção civil” tem por objetivo ampliar o conhecimento científico e tecnológico dos materiais e componentes mais utilizados ou inovadores no setor da construção civil, com visão sistêmica e moderna de desempenho, englobando impacto ambiental, qualidade e durabilidade dos edifícios e obras de infraestrutura

  • Profa. Dra. Kai Loh
  • Profa. Dra. Renata Monte
  • Prof. Dr. Roberto Cesar de Oliveira Romano (credenciamento específico)

Gestão habitacional e urbana

A área “Gestão habitacional urbana” tem por objetivo melhorar o padrão das moradias e do ambiente urbano, por meio de estudo, análise e proposição de modelos de gestão habitacional adequados ao contexto das cidades brasileiras e de países em desenvolvimento. Entre os vários modelos, destacam-se as diferentes formas de provisão em habitação social. As principais pesquisas envolvem os novos empreendimentos habitacionais tanto nas etapas de  planejamento, projeto e pós-ocupação assim como a melhoria em assentamentos já construídos e/ou deteriorados.

Esta área se situa dentro da Engenharia e Planejamento Urbanos que privilegia o enfoque tecnológico da questão urbana. Seus objetivos gerais são desenvolver estudos voltados para a realidade urbana e habitacional da população brasileira e contribuir para a elevação da qualidade de vida nas cidades e para a ampliação do acesso à moradia e aos serviços urbanos de forma sustentável.

  • Prof. Dr. Alex Abiko

BIM: Building Information Modeling e Simulação computacional

A Construção Civil, quando comparada a outros setores, revela grande atraso, especialmente na produtividade e no impacto ambiental, dentre outros aspectos. Uma das principais razões para esse atraso, identificada por pesquisas que focaram o tema, é a baixa adoção de tecnologias da informação no setor. Dentre as que podem trazer maior benefício estão a Modelagem da Informação da Construção (BIM) e a Simulação Computacional. Apesar de seu caráter prático e aplicado, estas metodologias envolvem conceitos e técnicas complexas, que exigem formação adequada do profissional. Um mestre formado nesta linha de pesquisa será capaz de identificar oportunidades na área em que atua para modernizar processos de projeto e construção, desenvolvendo soluções inovadoras.

  • Profa. Dra. Brenda Chaves Coelho Leite
  • Prof. Dr. Eduardo Toledo Santos
  • Prof. Dr. Fabiano Rogério Corrêa
  • Prof. Dr. Sergio Leal Ferreira

Real Estate: economia setorial e mercados

O real estate (empreendimentos imobiliários, de base imobiliária e de infraestrutura) é um segmento da economia de grande expressão e mercado, que demanda informações qualificadas para planejamento. No Brasil faltam informações de comportamento dos mercados, como também falta qualificação no meio para atingir um padrão técnico compatível com os recursos públicos e privados que são historicamente aplicados e para responder ao desafio de captar os investimentos estrangeiros interessados no mercado nacional. Temas vinculados a: [i] compreender uma avaliação histórica e continuada, traduzida em indicadores e parâmetros, que sirvam de fundamento para o traçado de cenários de planejamento e de estratégias de ação; [ii] – trabalhar com os negócios e os produtos imobiliários, sua estrutura, inserção de mercado, fatores de competitividade, meios de funding e indicadores da qualidade e riscos e; [iii] estabelecer doutrinas de gestão, compatíveis com as particularidades estruturais dos empreendimentos do setor, sedimentando o conhecimento e difundindo as novas fronteiras atingidas no processo de evolução e na inovação, contidos nessas doutrinas.

  • Prof. Dr. Claudio Tavares de Alencar
  • Profa. Dra. Eliane Monetti
  • Prof. Dr. João da Rocha Lima Junior