Site da USP
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

GRUPO DEMPSTER

Prof Dr Claudio Augusto Oller do Nascimento

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Engenharia Química – Departamento de Engenharia Química, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Engenharia Química – University of Salford (1982). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos temas: neural networks, modelagem matemática, water treatment, catálise, processos fotoquímicos e biotecnologia.

 

Dra Maria Anita Mendes

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: espectrometria de massas, reação em fase gasosa, introdução de membrana, espectrometria de massa, cálculo de inibição e expressão de proteínas. Mais de dez anos de experiência prática em espectrometria de massa (métodos de ionização EI, CI, ESI, MALDI e analisadores de massas Quadrupolo e TOF). Dez anos trabalhando em HPLC, LC-MS, LC-MS/MS.. GC-MS, MALDI-TOF. Com espectrometros de massas da Waters/Micromass, Bruker e Shimadzu, e cromatógrafos liquido e gasoso da Shimadzu. Experiência em eletroforese 2D SDS-PAGE, proteômica, impressão digital de massa de peptídeo e química de degradação de Edman na aplicação de espectrometria de massa para resolver problemas de estrutura de compostos de baixa massa molecular, determinação da qualidade e quantificação de compostos, monitoramento de reação, determinação estrutural de peptídeos. Purificação de compostos extraídos do veneno bruto de vespa, aranha e aranha wed por HPLC. Experiência na identificação de microorganismos MALDI Biotyper.

 

Dra Meriellen Dias

Graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Aracruz -ES (2010) é mestre em Ciências Físico-Químicas pela Escola Politécnica-USP (2013). Por 5 anos, atuou como técnica em química no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no projeto de Recuperação de Áreas Contaminadas e Extração de Minerais e Rejeitos em parceria com VALE/BNDES. Membro da equipe de pesquisa em “ômicas” e identificação de microrganismos por MALDI-Biotyper do laboratório Dempster – Espectrometria de Massa – Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É doutora (2018) pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área proteomica de fungos filamentosos submetidos a estresse oxidativo em processos de biorremediação de metais. Atualmente é pós-doutoranda com bolsa CAPES na área de Biorremediação de ambientes de mineração: Fatores metabólicos que afetam os fungos filamentosos no tratamento de áreas contaminadas com metais.

 

Dr Enrique Eduardo Rozas Sanchez

Licenciado em ciências do Mar- Universidade Católica do Norte, Chile (1995), doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (2004), e 3 vezes pós Doutorado (2010, 2012, 2015) na mesma universidade. Com experiência na área de farmacologia, bioquímica e microbiologia, inicialmente estudo as respostas intracelulares de células tumorais de neuroblastoma testadas com substancias de origem algal. Após estabelecer uma linha de pesquisa centralizada nas atividades farmacológicas de microrganismos associados a esponjas marinhas, amplio seu foco ao estudo das bactérias associadas às esponjas continentais no Amazonas. Este trabalho procurava compostos imunossupressores e substancias com aplicações na biotecnologia de interfase. Neste âmbito, foi desenvolvido o processo de lixiviação de descarte eletrônico utilizando bactérias associadas a células de esponjas marinhas, que transformam o cobre lixiviado em nanoparticulas. Na atualidade continua estudando as aplicações biotecnológicas dos micro-organismos intracelulares de esponja, em especial a mineralização dos metais pesados.

 

Dra Monira Samaan Kallás

Possui graduação em Odontologia pela UNIP (1997), especialização (2004), mestrado (2009) em Odontologia Social pela FOUSP e Habilitação em Odontologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Odontologia (2016). É dentista do “Grupo Mais” desde 2008, onde atua com assessoria e pesquisa em higiene bucal em pacientes de longa permanência e paliativos. É doutora pelo programa de Ciências da Saúde do Instituto de Pesquisas do Hospital Sírio Libanês desde 2014, onde desenvolveu linhas de pesquisa em saúde bucal em UTI:

Projeto de Pesquisa 1: Avaliação das alterações orais e modificação da flora oral em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio Libanês (avaliação microbiológica da saliva e biofilme dentário / protético de pacientes nos dias 1, 4 e 8 de internação por meio de MALDI e metaboloma )

Projeto de Pesquisa 2: Alteração da flora oral em um hospício antes e depois da instituição de um protocolo de descontaminação oral. (Avaliação microbiológica da saliva e do biofilme antes e após a instituição de um protocolo de higiene oral, por meio de MALDI e metaboloma).

Silas Perdigão Cota de Almeida

Título da Dissertação: Caracterização do perfil metabolômico e secretômico através da técnica de espectrometria de massas do fungo Aspergillus niger IOC 4687 submetido a estresse pelo sulfato de cobre

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Amapá (2017). Atualmente é estudante de mestrado em Engenharia Química – Departamento de Engenharia Química, Escola Politécnica da USP. Possui experiência com Química Analítica de caracterização eletrocinética e otimização de processos de tratamento de água (IC), no mestrado desenvolve pesquisas na área de Metaboloma e Secretoma de fungos filamentosos com a técnica de espectrometria de massas (GC-MS) submetidos a estresse com metal tóxico visando a biorremediação de rejeitos de mineração contendo cobre.

 

Dra Lidiane Maria de Andrade

Graduada em Química com Habilidades Tecnológicas (2004) e Mestre em Física e Química, ambos pelo Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo – USP (2007) atuando em temas como: reforma a vapor de etanol, produção de hidrogênio, catálise, reações HDT – HDS e HDN, espectrometria de massa. Doutora pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP  na área de Produção de microalgas e caracterização de sua composição por espectrometria de massa (MALDI-TOF) com doutorado sanduiche (6 meses) na Bruker Daltonics (Billerica- EUA). Atuou como Pesquisadora Científica do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no projeto de Recuperação de Áreas Contaminadas e Extração Mineral e Rejeitada em parceria com a VALE / BNDES, com ênfase na análise de lipídios de microalgas (GC-MS), proteômica de microalgas (NanoLC-ESI-Q-TOF), identificação de microrganismos por MALDI-Biotyper.