Pesquisar juventudes e políticas socioambientais a partir dos territórios

A nova edição da revista Diálogos Socioambientais reúne artigos sobre o protagonismo de jovens na produção de conhecimento sobre seus próprios territórios, com implicações diretas nas políticas públicas de juventude, clima e justiça ambiental no Brasil. O volume foi organizado pelos professores da Universidade de São Paulo: Pedro Roberto Jacobi (IEE – Instituto de Energia e Ambiente) e Leandro Luiz Giatti (FSP – Faculdade de Saúde Pública) e pelas pós-doutorandas do IEE, Dra. Letícia Stevanato Rodrigues e Dra. Ariadne Dall’Acqua Ayres.

O destaque do dossiê Jovens & Territórios reside nas contribuições de jovens pesquisadoras(es), lideranças comunitárias, ativistas e educadoras(es) de diferentes regiões do país: aldeias indígenas Kaingang e Pankararu, quilombos da Caatinga paraibana, comunidades do Vale do Ribeira, Reservas Extrativistas da Amazônia e periferias urbanas de São Paulo. De acordo com os organizadores, trata-se de uma abordagem segundo a qual os jovens são reconhecidos como quem observa, formula perguntas e produzem saberes sobre o lugar onde vivem. A publicação parte da constatação de que boa parte do conhecimento sobre enchentes, calor extremo, contaminação e injustiça ambiental é também produzida por quem vive na linha de frente desses processos, especialmente pela juventude.

O professor Leandro Giatti destaca a importância dessa edição no contexto atual: “Pesquisas recentes no campo socioambiental têm demonstrado a potência e criatividade de jovens no enfrentamento local dos desdobramentos de crises globais. Pensamos neste volume, não apenas para registrar aspectos do engajamento dos jovens, mas realmente para dar mais protagonismo para eles mesmos contarem sobre suas experiências, visões e lutas.”

Mulheres extrativistas em comunidade do Rio Tapajós. Foto: Ambiente Brasil.

Parar adentrar um pouco mais a esse universo, clique aqui e acesse o dossiê.