pt es en fr de
Formas de Ingresso
Saiba como ingressar na carreira docente na Universidade de São Paulo
Clique aqui

Para ingresso nas atividades e carreiras docentes da Universidade de São Paulo existem dois caminhos distintos, a saber, Processo Seletivo e Concurso Público.

Processo Seletivo

Destinado ao provimento de Docentes por Prazo Determinado, o ingresso por Processo Seletivo se dirige à contratação de docentes em Regime de Turno Parcial (mais informações na seção Regimes de Trabalho). As inscrições nesta modalidade ocorrem após a abertura dos editais, publicados no Diário Oficial do Estado, seguidas da aprovação pelos órgãos competentes de cada Unidade de Ensino e Pesquisa e da aplicação das provas de seleção aos candidatos. Nesta modalidade de ingresso o docente é admitido das seguintes categorias:

I – Professor Contratado I (Auxiliar de Ensino): Candidatos que possuam no mínimo o curso de Graduação;

II – Professor Contratado II (Assistente): Candidatos que possuam no mínimo o curso de Pós-Graduação no nível de Mestre;

III – Professor Contratado III (Professor Doutor): Candidatos que possuam no mínimo o curso de Pós-Graduação no nível de Doutor.

Após admissão, o docente inicia o contrato por prazo determinado em jornada de trabalho de 12 (doze) horas semanais, podendo, a critério da Unidade de  Ensino e Pesquisa correspondente, ter seu período de vigência renovado, com limite de atuação pelo período total de 2 (dois) anos.

Concurso Público

Principal forma de ingresso em carreira docente na Universidade de São Paulo, o concurso público se destina ao provimento de docentes permanentes em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa e Regime de Turno Completo (mais informações na seção Regimes de Trabalho), sendo suas categorias Professor Doutor, Professor Associado (Livre-Docente) e Professor Titular.  As inscrições nesta modalidade ocorrem após a abertura dos editais, publicados no Diário Oficial do Estado.

Professor Doutor

Os candidatos ao concurso desta modalidade devem portar, no mínimo, o título de Doutor,  outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional. Quanto às provas referentes a este concurso segue a lista abaixo:

    • Prova pública de arguição e julgamento do Memorial;
    • Prova didática;
    • Outra prova, a critério de cada Unidade.
Livre-Docente

Os candidatos ao concurso desta modalidade devem portar, no mínimo, o título de Doutor,  outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional. Quanto às provas referentes a este concurso segue a lista abaixo:

    • Prova escrita;
    • Defesa de tese ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela;
    • Prova pública de arguição e julgamento de Memorial;
    • Avaliação didática.
Professor Titular

Os candidatos ao concurso desta modalidade devem portar o título de Livre-Docente,  outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional. Quanto às provas referentes a este concurso segue a lista abaixo:

    • Julgamento de títulos;
    • Prova pública oral de erudição (constará de exposição sobre tema de livre escolha do candidato, pertinente ao campo de atuação do Departamento);
    • Prova pública de arguição (destina-se à avaliação geral da qualificação científica, literária ou artística do candidato, de acordo com o que dispuserem os Regimentos das Unidades).

Concursos Abertos

Acesse os concursos e processos seletivos abertos no momento:

https://sites.usp.br/gvr/processos-e-concursos-abertos/

Accessibility