UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

VICE-REITORIA

pt es en fr de

Progressão de Carreira

Após, preferencialmente, um período mínimo de cinco anos no mesmo patamar da carreira docente, é possível solicitar a avaliação de mérito para progredir de Professor Doutor 1 para Professor Doutor 2, de Professor Associado 1 para Professor Associado 2 e de Professor Associado 2 para Professor Associado 3. A análise da solicitação de progressão de nível na carreira docente é efetuada pela Comissão Central de Avaliação para Progressão de Nível na Carreira Docente (CCAD).

Vale ressaltar, os parâmetros para a progressão nos nível da carreira docente são determinados por cada unidade, em consonância com seus respectivos projetos acadêmicos e observando as diretrizes presentes no Estatuto da Universidade de São Paulo, Estatuto Docente e Regimento da Comissão Permanente de Avaliação. A avaliação da progressão de nível na carreira docente deve examinar o alcance dos objetivos fundamentais da carreira, destacando especialmente as práticas no ensino de graduação e pós-graduação. Deve também considerar os indicadores de avanço em atividades de pesquisa, a participação em iniciativas de extensão e gestão, demonstrando o engajamento tanto departamental quanto institucional.

Segue abaixo a relação sumária de requisitos elementares esperados para o alcance da progressão de carreira.

Professor Doutor I

Para ingresso na qualidade de Professor Doutor de nível I é necessário minimamente a titulação de Doutor e aprovação em concurso público para admissão na carreira docente.

Professor Doutor II

Para ingresso na qualidade de Professor Doutor de nível II, espera-se que o docente tenha uma linha de pesquisa consolidada e histórico comprovado na captação de recursos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na condição de Coordenador. Simultaneamente, é necessário que esteja envolvido no ensino de graduação, tanto teórico quanto prático, tenha concluído a orientação de iniciação científica ou atividade similar, mantenha vínculo com um programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES e tenha finalizado a orientação de ao menos um aluno de pós-graduação. Adicionalmente, é fundamental apresentar um efetivo engajamento nas atividades de extensão e nas responsabilidades universitárias de gestão, estas últimas com foco predominante no âmbito departamental.

 

Professor Associado I

Para ingresso na qualidade de Professor Associado de nível I é necessária aprovação em concurso público para obtenção da titulação de Livre-Docente.

Professor Associado II

Para ingresso na qualidade de Professor Associado de nível II, espera-se que o docente demonstre liderança em pesquisa de qualidade relacionada à sua linha de trabalho, além de apresentar um histórico consistente na captação de recursos para projetos de pesquisa em instituições públicas de fomento, na condição de Coordenador e/ou Pesquisador Principal. Em paralelo, deve estar inserido no ensino de graduação teórico e prático, a realização de orientação de iniciação científica ou atividade similar, possuir vínculo com um programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES na posição de Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação, e ter concluído orientações de doutorado. Para além, deve apresentar efetivo engajamento nas atividades de extensão, visando proporcionar maior visibilidade ao seu trabalho e à instituição, bem como nas atividades universitárias de gestão, estas últimas com foco predominante no âmbito da Unidade.

Professor Associado III

Para ingresso na qualidade de Professor Associado de nível III espera-se que o docente apresente excelência e liderança em seu campo de pesquisa, comprova,do-as por meio da publicação regular de artigos científicos com potencial de gerar citações e eventuais patentes, bem como regularidade na captação de recursos oriundos de instituições públicas de fomento nacionais e/ou internacionais na qualidade de Coordenador e/ou Pesquisador Principal. Em paralelo, deve estar inserido no ensino de graduação teórico e prático, coordenar disciplinas em Programas de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES na qualidade de Professor Permanente e ter concluído várias orientações de doutorado. Para além, deve dispor de efetivo engajamento nas atividades de extensão, com objetivo de permitir maior visibilidade de seu trabalho e da instituição a nível internacional, e nas atividades universitárias de gestão, estas últimas com predominância em atividades de liderança no âmbito de gestão institucional da universidade.

Professor Titular

Para ingresso na qualidade de Professor Titular é necessário titulação de Livre-Docente e aprovação em concurso público para admissão no cargo.

Accessibility