A Câmara de Avaliação Institucional (CAI), instituída pela Resolução 7272/2016, tem como principal responsabilidade a gestão dos processos de avaliação das Unidades, Museus e Institutos Especializados da universidade. Nesse contexto, compete à CAI propor à Comissão Plenária as diretrizes e o calendário de avaliação dessas mesmas instâncias, assegurando que estejam alinhadas às metas e diretrizes institucionais. Além disso, a CAI é responsável pela elaboração do relatório periódico quinquenal de avaliação, que sintetiza os resultados e recomendações para cada ciclo avaliativo.
A CAI também desempenha um papel fundamental na orientação específica das Unidades, Museus e Institutos Especializados, auxiliando-os na formulação e revisão de seus Projetos Acadêmicos, promovendo a melhoria contínua e o cumprimento dos objetivos estratégicos. A seguir, são apresentadas as atribuições detalhadas da Câmara de Avaliação Institucional, bem como sua composição no ciclo de avaliação vigente.
A CAI e a CAD serão compostas de 9 (nove) membros cada uma, da seguinte forma:
I – 3 (três) membros indicados pelo Reitor e homologados pelo Conselho Universitário;
II – 6 (seis) membros eleitos diretamente pelos docentes da Universidade a partir das inscrições prévias dos interessados na Secretaria Geral, que coordenará o processo, no vencimento dos mandatos da CPA, observado o artigo 2º das Disposições Transitórias.
§ 1º – A composição de cada uma das Comissões assegurará a representação adequada das diferentes áreas do conhecimento, observada a seguinte distribuição:
I – 3 (três) membros das Ciências Exatas e Tecnológicas;
II – 3 (três) membros das Ciências Biológicas e da Saúde;
III – 3 (três) membros das Artes, Humanidades e Ciências Sociais.
§ 2º – Os membros da CAI e da CAD deverão ser docentes que tenham se destacado nas atividades acadêmicas na USP, Professores Titulares ou Professores Associados 3.
§ 3º- A CAI e a CAD poderão ser assessoradas por Professores Seniores que tenham se destacado nas atividades acadêmicas na USP, com Termo de Compromisso válido, nos termos da regulamentação pertinente.
À Câmara de Avaliação Institucional compete:
I – propor à CP as diretrizes de avaliação de Departamentos, Unidades, Museus e Institutos Especializados;
II – propor à CP calendário de avaliação de Departamentos, Unidades, Museus e Institutos Especializados;
III – propor à CP instrumento (roteiro) de avaliação de Departamentos, Unidades, Museus e Institutos Especializados;
IV – apoiar a elaboração dos projetos acadêmicos dos Departamentos, em harmonia com as orientações da CP para as Unidades, Museus e Institutos Especializados;
V – elaborar o relatório periódico (quinquenal) de avaliação de Unidades, Departamentos, Museus e Institutos Especializados, submetendo-o à CP;
VI – aprovar protocolo de compromisso a ser firmado com Unidades, Departamentos, Museus e Institutos Especializados com desempenho acadêmico insatisfatório e o respectivo relatório de encerramento;
VII – orientar e apoiar Unidades, Museus, Institutos Especializados e Departamentos na elaboração dos respectivos projetos acadêmicos, com base em critérios gerais para a Universidade;
VIII – propor ao Conselho Universitário ou ao Reitor, conforme o caso, ouvida a CP, a edição de normas que disciplinem a atividade institucional, no âmbito de sua competência;
IX – exercer as demais atribuições inerentes à natureza de sua competência.
Email: cai@usp.br
Telefone: (11) 2648-0631
Relatórios de Avaliação Institucional USP 2018-2022
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Cultura e Extensão
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Gestão
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Graduação
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Pesquisa
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Pós-Graduação
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Apresentação e Análise dos Resultados pela CPA
Roteiro para os Assessores Externos
Orientações gerais Avaliação Institucional USP 2010-2014
Membros da CPA em apoio às Unidades
Avaliação Institucional Unidades
Avaliação Institucional Departamentos
Apresentação Profa. Sonia Penin
Apresentação Profa. Angela Takayanagui
Auto-Avaliação 2009
Fórum CPA de Acompanhamento e Avaliação Institucional
Pareceres sobre os Relatórios de Acompanhamento e Avaliação Institucional
Sistema Tycho
Avaliação da Internacionalização nos Departamentos da USP
Acompanhamento e Avaliação 2007
Formulários: Auto-Avaliação – Unidades de Ensino e Departamentos
Formulários: Auto-Avaliação – Órgãos Centrais de Direção e Serviço, Prefeituras, Museus, Hospitais, Centros e Institutos Especializados
Formulários: Auto-Avaliação – Avaliação Externa
Preenchimento Eletrônico dos Formulários – Unidades de Ensino e Pesquisa
Seminários
I Encontro de Avaliação Institucional da USP
II Encontro de Avaliação Institucional da USP
III Encontro de Avaliação Institucional da USP
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
V Encontro de Avaliação Institucional da USP
VI Encontro de Avaliação Institucional da USP
VII Encontro de Avaliação Institucional da USP
VIII Encontro de Avaliação Institucional da USP
+55 (11) 3091-3170 | gvr@usp.br
Rua da Reitoria, 374 – 6º andar
São Paulo – SP – 05508-220