A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), estabelecida pelo Artigo 202 do Regimento Geral da USP, coordena a Avaliação Institucional da universidade. Dentre suas funções, compete à CPA propor diretrizes, fornecer dados e formular análises ao Reitor e ao Conselho Universitário sobre o desempenho da USP em suas atividades principais.
Tendo seu regimento atual fixado por meio da resolução nº 7.272, de 23 de novembro de 2016, a CPA visa promover a contínua melhoria da qualidade institucional a partir de ciclos avaliativos quinquenais, fomentando uma cultura que valorize o conhecimento e o comprometimento necessários às atividades acadêmicas. A seguir apresentamos um quadro resumido da avaliação institucional na Universidade de São Paulo, bem como da estrutura da Comissão Permanente de Avaliação.
Conforme estabelecido pelo atual regimento, a CPA se estrutura a partir de três instâncias articuladas. São elas a Comissão Plenária (CP), a Câmara de Avaliação Institucional (CAI) e a Câmara de Atividades Docentes (CAD). Clique imagem abaixo para acessar um infográfico referente à estrutura da Comissão Permanente de Avaliação.
A Universidade de São Paulo estabeleceu seu processo de Avaliação Institucional a partir de 1990, quando foi criada a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), em 1992. Desde então a CPA conduziu cinco ciclos de avaliação nos períodos de 1992-1999 (Ciclo I), 2003-2005 (Ciclo II), 2005-2009 (Ciclo III), 2010-2014 (Ciclo IV) e 2018-2022 (Ciclo V). A partir da consolidação do novo regimento da Comissão Permanente de Avaliação, em 2016, os ciclos de avaliação institucional transcorrem em períodos de 5 (cinco) anos.
Tendo como objetivo aprimorar o autodiagnóstico e fortalecer a melhoria permanente da qualidade organizacional, em 2016 o Conselho Universitário aprovou um novo sistema de avaliação para a Universidade. Este sistema é centrado em projetos acadêmicos das diferentes instâncias universitárias. O projeto acadêmico consiste em um plano de ações no qual o docente, o departamento e a unidade definem objetivos e metas para os ciclos quinquenais de avaliação.
A condução desse processo é coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com a participação de outras duas instâncias no sistema de avaliação: a Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA) do Conselho Universitário e a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT).
Clique na imagem abaixo para acessar um infográfico referente à composição do processo de Avaliação Institucional.
Os atuais esforços da CPA se orientam em função de otimizar a integração e a clareza na avaliação institucional. Para tanto, as atuais diretrizes têm por base a consonância entre os Projetos Acadêmicos das diversas esferas que compõem o ecossistema organizacional. De forma resumida, este sistema de integração se inicia com a elaboração dos Projetos Acadêmicos das Unidades de Ensino, Institutos Especializados e Museus, seguidos dos Departamentos e, por fim, dos Docentes, sempre visando a convergência dos objetivos e metas.
Quanto aos procedimentos de formulação, a resolução 7272/2016 estipula 7 (sete) critérios para a elaboração dos Projetos Acadêmicos das Unidades, Museus e Institutos Especializados, aos quais foram acrescidos 11 (onze) requisitos e 14 (catorze) diretrizes gerais por iniciativa da Câmara de Avaliação Institucional; acerca dos Departamentos, na mesma resolução orienta-se observar os elementos pertinentes ao projeto acadêmico da unidade; por fim, o Projeto Acadêmico Docente deve conter o planejamento das atividades respeitando a articulação de 7 (sete) elementos centrais, em sintonia com os projetos acadêmicos do Departamento e da Unidade, Museu ou Instituto Especializado. A relação destes critérios pode ser acessada abaixo.
Seguem abaixo os projetos acadêmicos das Unidades, Museus e Institutos Especializados, referentes ao Ciclo V de avaliação institucional (2018-2022)
Centro de Energia Nuclear na Agricultura
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Escola de Comunicações e Artes
Escola de Educação Física e Esporte
Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
Escola de Engenharia de Lorena
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Escola de Engenharia de São Carlos
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Faculdade de Odontologia de Bauru
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Instituto de Ciências Biomédicas
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos Brasileiros
Instituto de Energia e Ambiente
Instituto de Física de São Carlos
Instituto de Matemática e Estatística
Instituto de Química de São Carlos
Instituto de Relações Internacionais
Avaliar para evoluir
Novo sistema de avaliação institucional da USP prioriza projeto acadêmico
USP inicia seu processo de avaliação institucional e docente
Unidades devem finalizar projetos até 31 de agosto
Projeto acadêmico dos professores terá sistema informatizado
Avaliação docente será referência para progressão na carreira
Avaliação institucional passo a passo
Professores recém-contratados continuam sendo avaliados pela Cert
+55 (11) 3091-3170 | gvr@usp.br
Rua da Reitoria, 374 – 6º andar
São Paulo – SP – 05508-220