O Programa de Bolsas para Professores Visitantes da Universidade de São Paulo tem como objetivo promover intercâmbio acadêmico, científico e cultural, visando a fortalecer as atividades de ensino e pesquisa por meio da troca de conhecimentos e experiências entre os docentes visitantes e a comunidade acadêmica. Essa iniciativa também contribui para a formação de recursos humanos em diversas áreas do saber, reforçando o papel da universidade como um centro de excelência e liderança no cenário acadêmico global.
O pedido de participação no Programa de Bolsas para Professores Visitantes deve ser formulado inicialmente pelo Departamento, após aprovação de seu Conselho. Uma vez aprovado, o pedido é submetido à Congregação da Unidade e, caso aprovado por esta, é encaminhado ao Comitê do Programa para análise. Nas Unidades que não possuem Departamentos, os pedidos devem ser formulados pelas comissões referenciadas nos artigos 48 a 50 do Estatuto da Universidade. Nos demais órgãos, o pedido é submetido diretamente ao Conselho Deliberativo ou ao órgão colegiado máximo e, se aprovado, encaminhado ao Comitê. Acesse a seguir o link para preenchimento do formulário de solicitação da bolsa.
A solicitação referida deverá conter:
a) justificativa acadêmica;
b) projeto de pesquisa em área de interesse da Unidade/Órgão, que envolva a formação de recursos humanos nos diferentes níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e promova o intercâmbio docente e discente;
c) plano de trabalho a ser executado pelo Professor Visitante, detalhando de forma circunstanciada as relações das atividades propostas com o ensino, a pesquisa, a cultura e a extensão da USP;
d) curriculum vitae do Professor Visitante.
A bolsa concedida ao Professor Visitante não poderá exceder o valor correspondente à remuneração de um Professor MS-6 em regime de dedicação exclusiva (RDIDP). O Comitê do Programa define os critérios para a atribuição dos valores das bolsas. Além dos recursos internos da USP, o Programa poderá contar com recursos financeiros externos, seja por meio de bolsas concedidas diretamente ao Professor Visitante, seja por doações feitas à USP para o pagamento da bolsa. No caso de recursos externos, as bolsas não estarão sujeitas ao teto de valor definido internamente.
A duração da bolsa varia de um mínimo de um mês até um máximo de doze meses, contínuos ou intercalados. Em situações excepcionais, devidamente justificadas, a bolsa pode ser prorrogada por até 24 meses. Professores Visitantes provenientes do exterior terão direito a bilhetes aéreos em classe econômica e um auxílio para seguro-saúde. Aqueles residentes no Brasil receberão auxílio para deslocamentos necessários ao cumprimento de suas atividades no Programa. Além disso, os Professores Visitantes poderão utilizar a infraestrutura da USP, embora não tenham direito a representação nos colegiados, nem possam exercer cargos ou funções administrativas na universidade.
+55 (11) 3091-3170 | gvr@usp.br
Rua da Reitoria, 374 – 6º andar
São Paulo – SP – 05508-220