UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

VICE-REITORIA

pt es en fr de

USP Pensa Brasil 2022

Com a coordenação geral da Maria Arminda do Nascimento Arruda, Vice-Reitora da Universidade de São Paulo, USP Pensa Brasil reuniu especialistas de diferentes áreas do conhecimento e Unidades da Universidade de São Paulo; estabeleceu um diálogo entre membros da comunidade uspiana com personalidades externas à USP; promoveu atividades científicas e culturais; disseminou a produção de instrumentos para as políticas públicas, como também a crítica para pensar os impasses de nossa sociedade, oferecendo novas utopias para a sociedade pensar seu futuro.

Um projeto ambicioso almejado e planejado pela Vice-Reitora da USP que você pode conhecer abaixo e pelo site USP Pensa Brasil.

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2022, a Universidade de São Paulo promoveu uma intensa semana de reflexão sobre o país, reiterando o compromisso da USP com a sociedade brasileira. USP Pensa Brasil ofereceu espaço para o debate dos grandes temas nacionais, assim como de disseminação de conhecimento produzido na universidade. Num ano tão simbólico, o evento concentra também a produção da USP sobre o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Durante uma semana o Seminário USP Pensa Brasil contou diariamente com uma conferência proferida por um professor da USP, seguida por um debate com participantes internos e externos à universidade.

Ao fomentar o pensamento crítico, a reflexão sobre os impasses de nossa sociedade, garantimos a abertura para a construção de novos horizontes de expectativas, para a construção do futuro.

Entre as atividades promovidas ao longo dos dias das semanas houveram programações promovidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, pela Assessoria do Gabinete do Reitor, pela Cátedra Jaime Cortesão, entre diversos outras instituições. Confira o programa completo.

Um momento para aprofundar o exercício de pensar
“Vivemos um momento de retomada. Se o trauma da crise do coronavírus teve algum papel positivo, toda a crise o tem; no caso da Universidade teve o condão de nos mobilizar na medida em que aprofundou a nossa consciência sobre o papel civilizatório da instituição, do compromisso particular da USP com a sociedade brasileira, com o Brasil.”
Previous slide
Next slide

Confira mais do evento no Youtube: Playlist USP Pensa Brasil no Canal USP

Accessibility