VI Congresso da Associação Regional para América Latina e Caribe da Sociedade Internacional de Musicologia, ARLAC/IMS

Em memória de Juan Francisco Sans (1960-2022)

Instituto de Investigaciones Estéticas / Facultad de Música, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
De 7 a 10 de agosto de 2024

Convocamos musicólogos e pesquisadores das áreas de humanidades e ciências sociais para participarem com Grupos de Estudos IMS, Grupos de Trabalho ARLAC (GT), Mesas Redondas Temáticas (MT), Apresentações Individuais e Lançamentos de Livros, Gravações ou Documentários. O tema do congresso é livre, acolhendo a variedade de propostas atuais de estudos em música, cultura e sociedade na América Latina e no Caribe, desde diversas perspectivas disciplinares e interdisciplinares.

A conferência de abertura do VI Congresso será proferida pela presidente do IMS, Kate van Orden, da Universidade de Harvard, que estará presente juntamente com os vinte membros do Conselho de Administração do IMS que se reunirão na Faculdade de Música da UNAM durante o congresso.
Os idiomas do congresso são espanhol, português e inglês.
A data limite para o envio de resumos de propostas de Grupos de Trabalho, Mesas Temáticas, Apresentações Individuais e Lançamentos é dia 15 de janeiro de 2024. Estes deverão ser enviados para o e-mail:

6congresoarlac@gmail.com

O arquivo para a proposta deverá ser em Word, nomeado com o sobrenome principal do coordenador do GT ou MT (ex: Carvallo.doc), ou do autor ou autora do Trabalho ou
Lançamento. Será aceita a participação da mesma pessoa em até duas dessas instâncias. Os Grupos de Estudos do IMS devem apenas indicar a disponibilidade para se reunirem durante o congresso para incluí-los na programação com sessões de 2 horas.

O resumo do GT e MT será enviado pelo coordenador e terá no máximo 400 palavras em espanhol ou português mais sua versão em inglês. Será composto por um título, uma introdução ao tema a ser tratado, sua fundamentação teórica ou prática, uma bibliografia sumária que sustente a proposta e quatro palavras-chave. Por favor, não envie resumos individuais de cada apresentação. O documento deverá incluir o respetivo CV abreviado de até 150 palavras para cada participante, incluindo o e-mail de contacto do coordenador. O GT e o MT devem ser integrados por no mínimo três participantes e no máximo seis.

O resumo dos Trabalhos individuais deve incluir um título que defina claramente o tema; o nome e filiação institucional do autor ou autora; um resumo de 250 palavras em espanhol ou português e sua versão em inglês, descrevendo o tema e os problemas a serem tratados e sua base teórica ou prática; além de uma bibliografia resumida que embasa a proposta e quatro palavras-chave. O mesmo arquivo deve incluir um currículo curto de até 150 palavras ao lado do endereço de e-mail de contato.

As apresentações individuais e mesas temáticas devem ser inéditas. Os oradores terão 20 minutos para apresentação dos seus trabalhos seguidos de 10 minutos para discussão. As Mesas Temáticas poderão ser ajustadas a outros formatos de intervenção, com uma duração máxima de 2 horas para a totalidade da mesa. As propostas de lançamento devem incluir o título e um resumo de 100 palavras que descreva o livro, álbum ou documentário, o nome do autor ou autor e os apresentadores ou apresentadores. Estas propostas serão agendadas em sessões de 1 hora.

A ARLAC/IMS comunicará a decisão do Comitê de Leitura em 15 de fevereiro de 2024.
Os aceitos devem confirmar sua participação no congresso até 30 de abril de 2024. Só assim serão incluídos no programa. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, a Comissão Organizadora buscará alternativas excepcionais de participação virtual.

A inscrição para o Congresso custa USD 40; com tarifas reduzidas para membros IMS (USD 30) e estudantes (USD 20). As inscrições serão feitas online através do site da UNAM que será informado aos aprovados em fevereiro de 2024.

Coordenação geral: Juan Pablo González (UAH).
Comissão de Leitura: Roberto Kolb (UNAM), Gonzalo Camacho (UNAM), Martha Ulhôa (UNIRIO), Silvina Mansilla (UBA) e Javier Marín (UJA).
Comissão Organizadora (UNAM): Consuelo Carredano, Luisa del Rosario Aguilar, Edmundo Camacho, Maby Muñoz Hénonin, Guillermo Mora Reguera, Gladys Zamora
Informação: jugonzal@uahurtado.cl /+569 92228562

Organizadores:
Associação Regional para América Latina e Caribe da Sociedade Internacional de
Musicologia, ARLAC/IMSwww.arlac-sim.com
Instituto de Pesquisas Estéticas / Faculdade de Música / Programa de Mestrado e
Doutorado em Música, Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).