Homenageada em evento sobre Mulheres na Eletroquímica, Profa. Adalgisa deixa depoimento: “Sonhe e trabalhe duro!”

Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021 ocorreu, de forma remota, o evento “II Fronteiras em Eletroquímica e Eletroanalítica: avanços realizados por jovens mulheres cientistas”. Com o intuito de prestigiar as pesquisadoras e apresentar ao público os trabalhos realizados pelas mulheres nas diversas áreas da eletroquímica: desde a eletroanalítica, tratamento eletroquímico, corrosão, conversão e armazenamento de energia até projetos de educação no tema. Além disso, foram homenageadas grandes nomes femininos da Eletroquímica e Eletroanalítica do Brasil, com vasta e importante contribuição nas áreas.

Logotipo do evento

A Profa. Dra. Adalgisa Rodrigues de Andrade esteve entre as homenageadas, prestando depoimento sobre seu contato com a eletroquímica desde seu período de graduação, a importância da Iniciação Científica e deixando um recado paras as jovens e futuras pesquisadoras: “Sonhe e trabalhe bastante duro”.

Pesquisadoras homenageadas no II Fronteiras em Eletroquímica e Eletroanalítica

A homenagem do evento, juntamente com os depoimentos, pode ser assistida no YouTube, clicando aqui.

O relato completo da Profa. Adalgisa pode ser acessado no Canal do YouTube “Ciência que lá vem História!”, clicando aqui.

Profa. Adalgisa presta seu depoimento durante o evento

Também representantes do LEEA, a Dra. Érica Janaína Rodrigues de Almeida fez parte da comissão organizadora do evento e a mestranda Gisele Giovanna Halfeld, que apresentou seu trabalho intitulado “Produção de energia e 1,3-propanodiol a partir do glicerol em uma célula a combustível microbiana“.

SOBRE A PROFESSORA ADALGISA:
Bacharel e Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da USP, com mestrado e doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos, também da USP, Profa. Adalgisa Rodrigues de Andrade é docente do Departamento de Química da FFCLRP desde 1987.

Realizou dois pós-doutorados: entre 1994 e 1995 na Aarhus University, na Dinamarca e em 2009 na Saint Louis University, nos Estados Unidos. É livre-docente desde 2004 e professora titular desde 2017. É autora de mais de 100 publicações e duas patentes, docente do curso de Bacharelado em Química, orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e supervisiona pesquisadores pós-doutorados a mais de duas décadas. Além disso, ocupou diversos cargos administrativos ao longo de todos seus anos de carreira.

VOCÊ PODE GOSTAR ...