Projetos Tecnológicos

08/01/2018

 

Projetos em Andamento

TÍTULO: Desenvolvimento de um Veículo Submarino Híbrido não Tripulado Aplicado a Missões Ambientais e à Indústria de Exploração Offshore

Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um Veículo Não Tripulado Capaz de Operar em Águas Rasas (até 100m de lâmina d´água) Tanto no Modo Autônomo como Tele-Operado

Modo Autônomo: Manobras Pré-programadas em Velocidade de Cruzeiro

Modo Tele-Operado: Adição de um Cabo Umbilical de Fibra Óptica para Operação a partir da Superfície.

Está em desenvolvimento um veículo submarino não tripulado que possa atuar, a baixas profundidades, nos modos teleoperado ou autônomo, conforme a necessidade da missão .O modo autônomo é executado por um AUV de cruzeiro que realiza manobras pré-programadas de interesse à missão. No modo tele operado, o veículo mantém o banco de baterias do modo autônomo e acrescenta um cabo umbilical de fibra ótica para troca de comandos e dados entre veículo e operador na superfície a alta taxa de comunicação. Ao contrário dos veículos híbridos, propostos atualmente, o projeto hidrodinâmico do veículo, seu sistema de manobra e sistema de liberação do umbilical dirige-se ao atendimento de missões que requeiram, no modo tele operado, velocidades compatíveis com as dos AUV de cruzeiro classificados como de baixo custo, sem decréscimo significativo da autonomia energética por conta do arrasto no umbilical. Desta forma, pode-se executar missões rápidas de busca, rastreio e inspeção de instalações submersas (por ex.dutos, cabos submarinos, cascos e estruturas submersas de FPSOs e plataformas), reconhecimento ou coleta preliminar de dados ambientais dirigidas por um operador na superfície, proporcionando um maior desempenho e reduzindo custos.

 

 

Alguns Projetos Realizados

TÍTULO: Sistema Marinizado para a Inspeção de Cabos de Aço das Linhas de Ancoragem de Unidades Flutuantes

Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma tecnologia e respectiva infraestrutura para medição da integridade de cabos metálicos de linhas de ancoragem. O desenvolvimento deste sistema de inspeção é baseado na combinação de 2 componentes principais: a "plataforma", responsável pelo deslocamento do conjunto ao longo do cabo a ser inspecionado e a "ferramenta de inspeção". A plataforma é responsável pelo deslocamento do conjunto ao longo do cabo a ser inspecionado. A ferramenta de inspeção é constituída pelo "efetuador", que é a estrutura eletromecânica, anexada à plataforma, e que porta um conjunto integrado de transdutores eletromagnéticos e o seu sistema de condicionamento de sinais, denominado "elemento sensor". A plataforma transporta a ferramenta aos locais de inspeção e constitui o alcançado a posição desejada, o efetuador posiciona o elemento sensor ao redor do cabo metálico a ser inspecionado. Tanto "plataforma" como "ferramenta de inspeção" são remotamente operados pelo usuário do sistema a partir de uma embarcação na superfície. Propõe-se um sistema modular em que a "ferramenta de inspeção", objeto principal deste desenvolvimento, possa ser adaptada a diferentes modelos de plataforma, que podem ser obtidos no mercado. Os sinais devem ser condicionados e transmitidos via cabo umbilical de modo a permitir a inspeção em tempo-real. O projeto prevê também a investigação da adaptação desta tecnologia para maiores profundidades de operação

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO SUBAQUÁTICO PARA A INSPEÇÃO DE INSTALAÇÕES HIDRELÉTRICAS

Descrição: Este projeto visou o desenvolvimento de um veículo subaquático tele-operado para a inspeção de instalações hidrelétricas. O protótipo desenvolvido foi capaz de adentrar à câmara de da unidade geradora por jusante, com as unidades adjacentes em funcionamento.

Financiador: CESP (Companhia Energética de São Paulo). Vigência: 2011-2014.

 

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM GIROSCÓPIO SINTONIZADO DINAMICAMENTE APLICADO AO SISTEMA DE CONTROLE DE ATITUDE DE SATÉLITES

Descrição: Este projeto de pesquisa e desenvolvimento visou contribuir para a adaptação de um giroscópio sintonizado dinamicamente, DTG, desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, CTMSP, ao sistema de controle de satélites, bem como, investigar a melhoria de seu desempenho. Foi executado um programa de desenvolvimento de DTGs, cuja implementação ficará a cargo do CTMSP, contando com a assessoria do LVNT-USP  para a análise numérica e experimental de novos protótipos e partes integrantes do giroscópio.

Financiador: Agência Espacial Brasileira- Auxílio Financeiro. Vigência: 2004-2006.