Histórico e Objetivos
O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Odontopediatria e Ortodontia) da FORP/USP oferece Cursos de Mestrado e Doutorado, com objetivo principal de formar indivíduos pró-ativos para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, incluindo a docência e a pesquisa.
O curso de Mestrado em Odontopediatria teve início em outubro de 1998, com a matrícula da primeira turma em fevereiro de 1999. Já o curso de Doutorado foi criado em junho de 2005, iniciando suas atividades em fevereiro de 2006. Ao final de 2024, o Programa passou por uma importante reestruturação: foi criada a área de Ortodontia e ampliada a área de Odontopediatria, com o objetivo de fortalecer a formação de recursos humanos especializados nas duas áreas, consolidar novas linhas de pesquisa, elevar a produção científica e favorecer a internacionalização. Com essa ampliação, o Programa passou a se chamar oficialmente Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Odontopediatria e Ortodontia).
Desde o quadriênio 2010–2012, o Programa possui nota 6 na avaliação da CAPES — conceito que reflete sua excelência e permanece vigente até os dias atuais.
Um pouco sobre nós…
A Pós-Graduação na FORP/USP teve início em 1983 com o Programa de Reabilitação Oral (nível Mestrado), estendendo-se ao Doutorado em 1987. Até 1997, a Unidade oferecia apenas o curso de Pós-Graduação em Reabilitação Oral. A partir daí, com a extinção progressiva dos cursos de Residência Odontológica (ativos entre 1985 e 1993), novos cursos foram implantados nas áreas de Odontologia Restauradora (Endodontia e Dentística Restauradora), Biologia Oral, Periodontia (incluindo Cirurgia Buco-Maxilo-Facial) e Odontopediatria.
A Disciplina de Odontopediatria, pertencente ao Departamento de Clínica Infantil da FORP/USP, liderou a criação do curso de Pós-Graduação “Stricto Sensu” na área, com o propósito de formar novos docentes e pesquisadores, avançar o conhecimento científico, qualificar a produção acadêmica e ampliar a captação de recursos junto a agências de fomento. O Mestrado foi iniciado em 1999 com nota 3 atribuída pela CAPES, mas, ao final do primeiro triênio completo, já alcançava a nota 5. O curso de Doutorado foi implantado em 2006, também com nota 5, sendo posteriormente elevado para nota 6 em 2010, conceito que permanece vigente.
Ao longo de seus 25 anos de história, o Programa se consolidou com grande impacto regional, nacional e internacional, influenciando diretamente o ensino da Odontologia por meio da implementação de protocolos clínicos baseados em evidência científica, contribuindo para políticas públicas, desenvolvimento tecnológico com registro de patentes, e parcerias internacionais — com produção científica publicada em periódicos qualificados, intercâmbio de alunos e docentes, além de convênios com instituições renomadas no exterior.
A base docente do Programa foi historicamente composta por professores da disciplina de Odontopediatria, contando também com a colaboração de docentes de outras áreas da FORP/USP, bem como de outras unidades da USP e da UNESP. Essa colaboração resultou em expressiva produção científica, fortalecimento da internacionalização e qualificação de recursos humanos, com impacto em diferentes níveis da sociedade.
Ao longo dos anos, os docentes da área de Ortodontia da FORP/USP também se qualificaram e passaram a integrar o Programa como colaboradores e, posteriormente, como membros permanentes. O intercâmbio natural entre as duas áreas, que pertencem ao mesmo Departamento, resultou no amadurecimento da Ortodontia dentro do Programa, com importante contribuição na formação de novos docentes da área.
Os professores da Ortodontia vêm atuando ativamente na orientação de dissertações e teses, na captação de recursos e na condução de pesquisas de alta relevância clínica e científica, publicadas em periódicos de prestígio. Destaca-se ainda sua participação em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, como o “Prevenção em Odontologia” e o “Núcleo de Pesquisas Odontológicas em Pacientes Especiais”.
Com a reestrurturação do Programa, em 2024, houve a criação da área de Ortodontia e reestruturação da área de Odontopediatria, a fim de expandir a atuação do Programa e a formação de recursos humanos especializado em ambas as áreas, além de consolidar novas linhas de pesquisa, elevar a produção científica e favorecer à internacionalização. Ainda, o Programa passou a chamar-se Progama de Pós-Graduação em Odontologia (Odontopediatria e Ortodontia).
Até dezembro de 2024, o Programa titulou 287 alunos, sendo 175 de Mestrado, 112 de Doutorado/Doutorado Direto, dentre estes 9 resultantes do DINTER.
Para o desenvolvimento de suas atividades no ano de 2025, o Programa conta com 24 docentes, sendo 21 do corpo permanente – dos quais 15 (cerca de 71,4%) dedicados exclusivamente a este Programa – e 3 docentes colaboradores, além de 57 alunos de doutorado e 47 alunos de mestrado.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Odontopediatria e Ortodontia) possui como objetivos o desenvolvimento de projetos de pesquisa básica, clínica e translacional, com caráter interdisciplinar, multidisciplinar e multicêntrico, além de, desenvolver nos alunos a habilidade de formular hipóteses e a capacidade de buscar respostas, chegando a conclusões, formando pesquisadores pró-ativos especializados nas áreas de Odontopediatria, Ortodontia e correlatas.
Para que isso ocorra é enfatizado, no ensino, a leitura e análise crítica de dissertações, teses e artigos científicos, entre outros, desenvolvendo o senso de avaliação. Com isso, capacitamos o pós-graduando a planejar e executar projetos de pesquisa básica, aplicada e translacional e a desenvolver a competência para orientação de trabalhos científicos em nível de Graduação e de Pós-Graduação; desenvolvendo o espírito empreendedor nos diferentes atores (discentes, docentes, servidores técnico-administrativos) envolvidos no PPG; e incentivando o desenvolvimento de projetos que gerem depósitos de patentes.
O Programa conta, também, com o fortalecimento do Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, por meio da geração de conhecimentos advindos da realização de trabalhos de pesquisa, orientados e efetuados conjuntamente por seus docentes e a formação de profissionais qualificados para ministrar aulas (teóricas/práticas clínicas e laboratoriais) em cursos de Graduação e Pós-Graduação, com ênfase no treinamento para a preparação de recursos áudio-visuais e didáticos. Além disso, busca formar profissionais capazes de atuar nos diferentes setores do mercado de trabalho público e privado relacionado ao Ensino/Pesquisa, além do setor industrial e 3o setor; e desenvolver nos alunos responsabilidade social, por meio do envolvimento em atividades de prestação de serviços à comunidade.
Entre seus objetivos, também se encontram: incrementar ações de sustentabilidade no PPG; fortalecer interfaces com a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio); divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa em periódicos de circulação nacional e internacional qualificado; buscar a inserção internacional, por meio de convênios e parcerias com Centros e Universidades, visando a cooperação e a mobilidade entre docentes e discentes em atividades de Ensino e Pesquisa; captar recursos junto às agências de fomento, necessários para a realização de projetos, aquisição de equipamentos e para a mobilidade de docentes e discentes em atividades no país e no exterior; incentivar a formação de núcleos de pesquisa em diferentes locais do Brasil e do exterior; promover ações de acolhimento aos pós-graduandos com dificuldade emocional, financeira e/ou acadêmica, especialmente com a criação e implementação do Grupo de Acolhimento da FORP/USP.